Cinema

Tudo o que precisa de saber sobre os Óscares deste ano — que prometem ser diferentes

Contará com atuações de Beyoncé e Billie Eilish, será apresentado um novo prémio e algumas categorias ficam de fora da cerimónia.
A gala acontece no Dolby Theatre.

Em 2020, “Parasitas” fez história ao tornar-se o primeiro filme não falado em inglês a ganhar o Óscar de Melhor Filme. A pandemia atingiu o mundo inteiro um mês depois, e, em 2021, a cerimónia para entregar as estatuetas douradas foi minimalista. Este ano, os maiores prémios do cinema estão de volta, e em grande, — mas promete ser uma gala diferente.

Os Óscares regressam na madrugada desta segunda-feira, 28 de março. “O Poder do Cão” está na linha da frente, com 12 nomeações. Seguem-se “Dune” (10), “Belfast” (7), “West Side Story” (7), “King Richard: Para Além do Jogo” (6), “Drive My Car” (4), “Não Olhem Para Cima” (4) e “Nightmare Alley — Beco das Almas Perdidas” (4).

“Licorice Pizza”, “CODA”, “Flee —A Fuga”, “A Filha Perdida”, “The Tragedy of Macbeth”, “Being the Ricardos”, “Encanto”, “007: Sem Tempo Para Morrer”, “A Pior Pessoa do Mundo”, “Mães Paralelas”, “Tick, Tick… Boom!”, “Cruella” e “Os Olhos de Tammy Faye” são outros dos filmes a concorrer em mais do que uma categoria. A NiT responde às principais questões sobre a 94.ª edição dos Óscares.

Onde posso ver os Óscares?

Tal como no ano passado, a RTP1 vai transmitir em direto (e em exclusivo) a cerimónia dos Óscares em Portugal. Também vai poder acompanhar a emissão especial na plataforma de streaming RTP Play e na rádio Antena 1. Mário Augusto e Catarina Furtado, que voltam a conduzir a emissão, estarão no Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, onde a NOS organiza uma grande festa dedicada aos Óscares. Vanessa Oliveira e Idevor Mendonça serão os repórteres presentes. A Antena 1 vai ter uma emissão conduzida pelo diretor Nuno Galopim, com reportagem de Rui Alves de Sousa, e comentários de João Lopes, Daniel Mota e João Torgal. Acompanhe a partir da meia-noite.

Quem vai apresentar a cerimónia?

Desde Jimmy Kimmel, em 2018, que não havia um apresentador oficial da cerimónia dos Óscares. Este ano há três: Wanda Sykes, Regina Hall e Amy Schumer.

Que personalidades vão entregar as estatuetas douradas?

São muitas as estrelas de Hollywood confirmadas para entregar as estatuetas douradas aos vencedores. Duas delas estiveram em grande destaque nos últimos tempos. É o caso de Lady Gaga, que participou em “Casa Gucci” mas não foi nomeada, e Zoë Kravitz, que faz de Catwoman no novo “The Batman”.

A lista inclui ainda Anthony Hopkins, Kevin Costner, Samuel L. Jackson, John Travolta, Chris Rock, Woody Harrelson, Jennifer Garner, Jamie Lee Curtis, Bill Murray, Elliot Page, Tyler Perry, Tracee Ellis Ross, Rami Malek, Uma Thurman, Lupita Nyong’o, Kelly Slater, Wesley Snipes, Diddy, Tony Hawk, H.E.R., Daniel Kaluuya, Mila Kunis, John Leguizamo, Shawn Mendes, Tiffany Haddish, Yuh-Jung Youn, DJ Khaled, Lily James, Rosie Perez, Halle Bailey, Stephanie Beatriz, Ruth E. Carter ou Shaun White, entre outros.

Como vai ser a cerimónia?

Haverá uma diferença importante na gala deste ano. Oito dos Óscares considerados menos relevantes ou mediáticos — Melhor Curta-Metragem Documental, Melhor Edição, Melhor Caracterização, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Cenografia, Melhor Curta-Metragem de Animação, Melhor Curta-Metragem e Melhor Som — vão ser entregues aos vencedores antes da cerimónia em direto.

Supostamente, esses momentos serão gravados, editados e transmitidos algures durante a gala — mas não se sabe exatamente quando, nem qual será o tempo atribuído a este segmento ou segmentos. Esta decisão foi bastante criticada pela comunidade cinematográfica, inclusive entre os membros da Academia.

Além disso, este ano será entregue um prémio diferente. Há vários anos que se pedia uma distinção para os filmes mais populares. A resposta da Academia foi criar uma iniciativa especial nas redes sociais para que os fãs mencionassem o seu filme favorito do ano. O mais mencionado até 3 de março com a hashtag #OscarsFanFavorite, no Twitter, será referido durante a cerimónia.

Quem vai atuar?

Este ano, a Academia terá segmentos musicais que prometem ser importantes para atrair audiências televisivas. Os Óscares vão receber atuações de Beyoncé (que vai interpretar “Be Alive”, do filme “King Richard”) e Billie Eilish (que vai cantar “No Time to Die”, balada de “007”, com o irmão Finneas).

Sebastián Yatra vai interpretar “Dos Oruguitas”, de “Encanto”; e Reba McEntire irá cantar “Somehow You Do”, do filme “Four Good Days”. O quinto nomeado a Melhor Canção Original, Van Morrison — que interpreta “Down to Joy” em “Belfast” — não vai estar presente na gala por estar em digressão.

A banda dos Óscares terá como diretor musical Adam Blackstone. A formação é composta pelo baterista Travis Barker (dos Blink-182), a percussionista e cantora Sheila E., e pelo pianista e produtor Robert Glasper. O DJ D-Nice também vai atuar na cerimónia, assim como os The Samples.

Carregue na galeria para saber onde pode ver os principais candidatos aos Óscares deste ano — e para ficar a saber mais sobre eles.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT