Cinema

Tudo o que vai poder ver em maio na HBO — dos filmes aos documentários

Além das séries originais, há clássicos que chegam à plataforma — e várias novidades que vale a pena conhecer.
"WWZ: Guerra Mundial" vai estar disponível.

Já tínhamos revelado por aqui quais eram as maiores novidades da Netflix para o mês de maio — além das séries e filmes originais que costumam merecer atenção individual na NiT. Agora, olhamos para as novidades previstas para as próximas semanas para o catálogo da HBO Portugal.

Todos os meses, além dos conteúdos originais, chegam vários filmes — tanto recentes como clássicos — à plataforma de streaming, que foi lançada em Portugal em fevereiro do ano passado. São esses outros formatos que têm a nossa atenção neste artigo.

Em tempos de pandemia, e depois de adicionar “Contágio” ao catálogo, vai chegar à HBO outra produção que retrata uma história relativamente semelhante ao que estamos a viver em todo o mundo. Falamos de “Outbreak — Fora de Controlo”.

Este é o filme de Wolfgang Petersen que também tem subido no top de filmes mais descarregados nos EUA através do iTunes. É uma história sobre especialistas médicos do exército que têm dificuldades para encontrar uma cura para um vírus mortal que se está a alastrar numa cidade da Califórnia. O vírus chegou aos EUA através de um macaco africano. O elenco inclui Dustin Hoffman, Rene Russo, Morgan Freeman, Kevin Spacey, Patrick Dempsey e Cuba Gooding Jr.. Estreia já na sexta-feira, 1 de maio.

No mesmo dia, chegam à plataforma de streaming títulos como “WWZ: Guerra Mundial”, “Top Gun — Ases Indomáveis”, “Ex-Mulher Procura-se” e “Tens a Certeza?”.

Na semana seguinte, a 8 de maio, uma das novidades é “Magic Mike XXL”. Três anos depois de Magic Mike ter desistido da sua vida de stripper — quando estava no auge da carreira —, ele e os outros Reis de Tampa reúnem-se para um último espetáculo em Myrtle Beach.

A partir do mesmo dia vai poder assistir a “O Silêncio dos Inocentes”, “Jantar de Idiotas”, “Ela”, “Cartas para Julieta” ou “O Guarda do Zoo”, entre outros.

A 15 de maio, estreia na HBO Portugal “Vice”. Depois de nos explicar a crise económica de 2008 em “A Queda de Wall Street”, e de ter recebido um Óscar por isso, fazia sentido que Adam McKay voltasse à história recente para nos explicar mais coisas sobre a economia e a política nos EUA. O realizador e argumentista agarrou-se à figura de Dick Cheney, o vice-presidente de George W. Bush, para nos contar alguns dos maiores acontecimentos das últimas décadas. Dick Cheney é apresentado como o vice-presidente mais poderoso da história dos EUA.

O momento chave neste processo acontece durante a situação de crise nos atentados do 11 de setembro. Cheney dá a ordem para se abater quaisquer aviões que pareçam suspeitos. Ao mesmo tempo é mostrado como tentou usar artifícios legais para não cumprir a convenção de Genebra e permitir a tortura nos interrogatórios. Cheney diz que fez tudo para que os americanos dormissem descansados à noite. O filme alega que foi exatamente o contrário: ele simplesmente viu uma oportunidade para ganhar poder e decidiu invadir o Iraque.

O presidente Bush é representado quase como se se tratasse de uma marioneta sua. “Vice” explica também de que forma os conflitos no Iraque — que nunca resultaram na descoberta de armas de destruição massiva — ajudaram a formar grupos terroristas como o Estado Islâmico. 

“The Nun — A Freira Maldita”, da famosa saga de terror “The Conjuring — A Evocação”, também vai passar a estar disponível neste serviço de streaming, a partir de 23 de maio. 

O enredo acompanha um padre especialista em lidar com demónios e uma noviça corajosa, que ainda não fez os seus votos de freira. Eles são enviados pelo Vaticano para investigar o misterioso e aparente suicídio de uma das freiras de um convento na Roménia rural — onde todo o filme foi gravado.

Outras das produções que vai poder na HBO Portugal são “Ronin”, “Fargo”, “Thelma & Louise”, “Noite em Fuga”, “Life”, “Peões em Jogo”, “Minority Report — Relatório Minoritário”, “Shrek 2”, “Smallfoot — Uma Aventura Gelada” e “Chocolate City”, entre outros.

No que toca a documentários, temos de destacar o projeto “Natalie Wood: What Remains Behind”. É um retrato íntimo sobre a famosa atriz americana que morreu em 1981 em circunstâncias suspeitas. É realizado pelo premiado Laurent Bouzereau e explora a vida pública (e a personalidade privada) desta antiga estrela de Hollywood.

Inclui entrevistas com pessoas próximas, como o marido, Robert J. Wagner, que fala pela primeira vez sobre a morte de Wood. Além disso, vai poder ver imagens de arquivo, vídeos caseiros, gravações de áudio inéditas e excertos de algumas das mais conhecidas interpretações desta atriz.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT