Cinema

Um dos melhores filmes de sempre chegou à Netflix — ganhou 9 Óscares

Em 1997, a obra realizada por Anthony Minghella recebeu a principal estatueta nos prémios da Academia: a de Melhor Filme.
Foi um enorme sucesso.

“É como um ‘Casablanca’ dos anos 90 realizado com muita elegância e paixão” e “um filme fascinante” são apenas algumas das descrições usadas pelos críticos para descreverem “O Paciente Inglês”, um dos maiores sucessos da história do cinema. Sem ninguém se aperceber, o fenómeno chegou esta segunda-feira, 1 de abril, ao catálogo da Netflix.

Originalmente lançado em 1997, a obra realizada por Anthony Minghella recebeu nove Óscares nesse mesmo ano nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz Secundária, Melhor Realizador, Melhor Cinematografia, Melhor Arte, Melhor Figurinista, Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Música. No total, o filme esteve nomeado para 77 prémios de diferentes galas e ganhou 62 deles.

A história decorre durante a II Guerra Mundial, após a queda de um avião do meio do deserto no Norte de África. Um homem profundamente queimado é salvo por nómadas e acaba num hospital de campanha em Itália.

Hana, uma jovem enfermeira, decide ficar num velho mosteiro com o rapaz ao qual acabou por chamar de paciente inglês. Às portas da morte, o homem conta a Gana a sua história de vida. Aviso de spoiler: caso nunca tenha visto o filme, pare de ler aqui. 

Almasy, assim se chama, é arqueólogo e chegou ao Cairo em 1938. Lá, apaixonou-se por Katherine, a mulher de um amigo que era cartógrafo e agente secreto do Reino Unido. O romance que se desenvolveu entre ambos acabou por perturbar o marido dela, que morreu ao tentar assassiná-la.

Sozinha, Katherine ficou ferida no meio do deserto enquanto Almasy procurava por ajuda. Desesperado, colaborou mesmo com os nazis para a conseguir salvar. Os seus esforços foram em vão e não chegou a tempo de a salvar. Pelo caminho, o seu avião foi abatido sobre o deserto e, agora, pede à enfermeira que o deixe morrer.

Inspirado no best seller publicado em 1992 por Michael Ondaatje, “O Paciente Inglês” conta com uma pontuação de 86 por cento dos críticos e 83 por cento do público no Rotten Tomatoes. O elenco conta com Ralph Fiennes, Juliette Binoche, Willem Dafoe, Kristin Scott Thomas, Colin Firth, Julian Wadham, entre outros.

Carregue na galeria e conheça outras novidades de abril.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT