Cinema

Vai haver cinema contra o racismo em exibição no Padrão dos Descobrimentos

O evento do Doclisboa, programado pela SOS Racismo, vai decorrer entre 19 e 25 de julho.
O Padrão dos Descobrimentos foi o sítio escolhido para o evento.

O festival Doclisboa e a associação SOS Racismo juntam-se no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, entre 19 e 25 de julho, para um programa que pretende unir o cinema à luta anti-racismo.

Além das exibições, “O Cinema para uma Luta Anti-Racista” trará vários debates, com o objetivo de deixar as pessoas a refletir, e talvez até mudar ideias, quanto ao tema da injustiça racial no País.

O programa abre com o documentário “Olhares sobre o Racismo”, de Bruno Cabral, Eddie Pipocas e Dércio Ferreira, um filme “que apresenta os contributos de várias personalidades que fazem parte da luta pela liberdade e igualdade social e que refletem a interseccionalidade, a diversidade e a transversalidade das várias frentes do combate, colocando em perspetiva três décadas da luta anti-racista em Portugal”, revela a organização em comunicado.

No dia 20 de julho vai poder assistir a dois episódios de “Racismo à Portuguesa”, uma série criada pela jornalista e escritora Joana Gorjão Henriques e por Frederico Baptista, bem como um debate entre ambos, com temas como “A justiça em Portugal é ‘mais dura’ para os negros” e “Há uma preferência ‘óbvia’ dos senhorios em arrendarem casa a brancos”, mostra o cartaz do programa.

Nos dias seguintes poderá ver diferentes projetos centrados no racismo, tais como “Mikambaru”, de Vanessa Fernandes; “Treino Periférico”, de Welket Bungué; “Nôs Terra”, de Ana Tica; e “O Canto do Ossobó”, de Silas Tiny.

A programação ficará completa com a exibição de “Era uma Vez um Arrastão”, realizado por Diana Andringa, Mamadou Ba, Bruno Cabral, Joana Lucas, Jorge Costa e Pedro Rodrigues, que encerrará esta iniciativa.

Todas as exibições têm início às 18 horas. Caso queira participar neste evento, terá de fazer um donativo à SOS Racismo. Pode encontrar mais informações, como o IBAN e o PayPal da associação, no site do DocLisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT