Cinema

Novo disco dos Pearl Jam vai poder ser ouvido nos cinemas antes do lançamento

Algumas salas nacionais vão acolher, a 16 de abril, os novos temas de "Dark Matter". O álbum chega às lojas a 19.
Mal podemos esperar.

Não será um Barneheimer, mas quase. A 19 de abril, fazem estreia simultânea dois discos: “The Tortured Poets Department” de Taylor Swift e “Dark Matter” dos Pearl Jam. Por cá, a segunda novidade tem algum relevo, até porque como bem sabemos, Portugal é palco de uma enorme legião de fãs da banda de Seattle. 

Se o lançamento de um novo trabalho é motivo de excitação, o que é certo é que os novos temas vão poder ser ouvidos três dias antes do lançamento do álbum. Várias salas de cinema irão acolher visionamentos do disco, sendo que as canções estarão acompanhadas por algumas imagens especiais. 

Esta iniciativa vai estar disponível a 16 de abril no UCI do Ubbo, na Amadora, no El Corte Inglês, em Lisboa e no Arrábida Shopping em Vila Nova de Gaia, tal como se pode ver no site da banda.

Os Pearl Jam vão estar por Portugal a 13 de julho, no último dia do festival NOS Alive. Os bilhetes para esta data já estão esgotados. Pode, contudo, comprar o passe de dois dias (158€) ou de três (190€). Podem ser adquiridos online.

Quanto ao novo álbum, Mike McCready, o guitarrista de 57 anos, já fez algumas revelações muito entusiasmantes. “Temos uma série de canções gravadas. Trabalhámos com o Andrew Watt, que é um jovem produtor pop, mas roqueiro de coração. Penso que somos a banda favorita dele”, contou à revista “Classic Rock” em janeiro.

“Quando estivemos em estúdio com ele, no ano passado, deu cabo de nós. Obrigou-nos a estar muito concentrados e a tocar, tema após tema. O disco vai ser mais pesado do que poderão pensar”, sublinhou. “Tem as melodias e a energia dos primeiros discos. O trabalho do Matt Cameron na bateria tem laivos do que fazia nos Soundgarden.”

“Vão ouvir mais guitarra solo da minha parte, coisas que não fazia há muito tempo. Enlouqueci, como na ‘Reach Down’, dos Temple of the Dog. Consegui fazê-lo de novo”, afirmou. “O Andrew encontrou uma agulha num palheiro.”

O grupo começou a carreira há mais de 30 anos. Autores de êxitos como “Alive”, “Just Breathe” ou “Yellow Ledbetter” são considerados um grupo de culto e têm uma enorme legião de fãs dedicados que esgotam concertos assim que cada data é anunciada. Com onze álbuns de estúdio e centenas de concertos ao vivo, é considerado um dos mais bem sucedidos, com mais de 85 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.

O último álbum de originais, “Gigaton (Tour Edition)”, foi lançado em 2020, com temas como “Dance Of The Clairvoyants”, “Superblood Wolfmoon” e “Retrograde”. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT