Cinema

De “Velocidade Furiosa” a “Barbie”: os filmes que vai poder ver na televisão este fim de semana

Há dramas, obras vencedoras de Óscares e uma produção que os miúdos (e pais) vão adorar.
Há filmes de todos os géneros.

Depois de 64 anos de história, a famosa boneca Barbie finalmente teve direito a um filme em 2023. As expectativas dos fãs eram altas e o resultado final não desiludiu — foi nomeado a oito Óscares, embora apenas tenha vencido na categoria de Melhor Canção Original, graças ao tema “What Was I Made For?”, de Billie Eilish.

A obra realizada por Greta Gerwig e protagonizada por Margot Robbie e Ryan Gosling — que fez mais de mil milhões de euros nos cinemas — vai ser transmitida na televisão este fim de semana. O filme acompanha a vida ideal da boneca loira em Barbieland, onde tudo é perfeito.

No entanto, quando começa a falar sobre temas existenciais com as outras bonecas da Mattel — “alguma vez pensaram sobre a morte”, questiona-se a protagonista a meio de uma festa repleta de dança e música — a sua vida muda completamente. Sem a magia que a caracteriza, Barbie e o pseudo namorado Ken partem para o “mundo real” para tentarem encontrar uma solução para este problema. Mas a única coisa que vão encontrar são mais dilemas inconvenientes.

Outro filme nomeado a oito Óscares que vai poder ver na televisão é “O Homem Elefante”, uma obra-prima de David Lynch, realizador que morreu a 15 de janeiro deste ano. A produção vai ser transmitida no sábado, 15 de fevereiro, na TVCine Edition. A narrativa baseia-se na história verídica de Joseph Merrick, um homem com deformidades severas que viveu na Inglaterra vitoriana. O filme é protagonizado por John Hurt no papel de Merrick e Anthony Hopkins como o Dr. Frederick Treves, o médico que o ajudou a ter uma vida mais digna.

A história acompanha Merrick, que é explorado como atração de circo por um showman cruel, Bytes (Freddie Jones). Dr. Treves descobre Merrick e decide levá-lo para o Hospital de Londres, onde tenta tratá-lo e integrá-lo na sociedade. Inicialmente visto apenas como uma curiosidade médica, Merrick surpreende ao demonstrar inteligência, sensibilidade e um profundo desejo por aceitação e dignidade. No entanto, apesar da compaixão de algumas pessoas, ele continua a ser alvo de preconceito e crueldade.

A obra foi um grande sucesso entre a crítica e recebeu oito nomeações para os Óscares em 1981, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador para David Lynch, Melhor Ator para John Hurt e Melhor Banda Sonora. No entanto, não venceu nenhuma categoria. O filme também levou à criação da categoria de Melhor Maquilhagem nos Óscares no ano seguinte, devido ao impressionante trabalho realizado na caracterização de Merrick.

Entre dramas, filmes para miúdos e a obra que arrancou com a saga “Velocidade Furiosa”, há muito para ver este fim de semana na televisão. Carregue na galeria e conheça algumas propostas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT