Cinema

Vem aí um filme sobre o ataque ao Capitólio dos EUA. A “culpa foi do Facebook”

O realizador Aaron Sorkin, argumentista de “A Rede Social”, está a preparar um projeto sobre o acontecimento de 6 de janeiro de 2021.
Ainda não há data de estreia.

No dia 6 de janeiro de 2021, uma multidão composta por apoiantes de Donald Trump invadiu o Capitólio dos Estados Unidos, em Washington, para protestar contra o resultado das eleições presidenciais. O protesto, que envolveu mais de dois mil invasores, provocou cinco mortes e levou a mais de 700 processos judiciais, incluindo cerca de 50 condenações. A invasão foi considerada um dos dias mais negros da história recente do país — e agora vai ser contada em filme.

O realizador Aaron Sorkin, criador da série “Os Homens do Presidente” (sobre os bastidores da Casa Branca), revelou que está a preparar um filme sobre o ataque ao Capitólio dos EUA. Em entrevista ao podcast “The Town with Matt Belloni”, explicou que o novo projeto poderia até funcionar como uma sequela para “A Rede Social”, o filme que escreveu em 2010 sobre a criação e ascensão do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

À primeira vista estes dois acontecimentos não parecem estar relacionados, mas Sorkin responsabiliza as redes sociais pelo ataque que aconteceu em 2021. “Vou escrever sobre isso. Culpo o Facebook pelo que aconteceu a 6 de janeiro”, disse o vencedor de um Óscar. 

O argumentista acusou Mark Zuckerberg de dar prioridade ao crescimento da plataforma em detrimento da integridade. “O Facebook tem afinado o seu algoritmo para que promova material que provoque divisões. É isso que aumenta o engajamento”.

“Se o Mark Zuckerberg acordasse amanhã e percebesse que não há nada que se possa comprar por 120 mil milhões de dólares que não se possa comprar por 119 mil milhões de dólares…Que tal ganhar menos e valorizar a integridade, e diminuir o crescimento?.

Ao ser questionado sobre porque é que o Facebook foi responsável pela invasão, Sorkin respondeu: “Vai ter de comprar um bilhete de cinema”.

O projeto ainda não tem nome ou data de estreia definidos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT