Cinema

Surpresa: vem aí (mais) um filme da saga “Matrix”

Tudo indicava que a quarta produção seria a última, mas o novo projeto já recebeu luz verde para avançar.
Ainda não há data de estreia.

Quase 20 anos depois das sequelas de “Matrix”, a quarta produção, “The Matrix: Resurrections”, chegou aos cinemas em 2021 — e tudo indicava que seria o fim de uma das sagas mais populares da indústria cinematográfica. James McTeigue, um dos produtores do último filme, inclusive, chegou a confirmar que não tinham em mente qualquer prequela ou sequela. “Não haverá mais nenhuma trilogia”, disse em entrevista à “Collider”, no final de 2021.

Agora, três anos depois, parece que vem aí o quinto filme de “Matrix”, anunciou a Warner Brothers esta quarta-feira, 3 de abril. A nova produção da popular saga de ficção científica contará com Drew Goddard, realizador de “The Martian”, como guionista e diretor do projeto.

“Drew chegou á Warner Bros.  com uma nova ideia que todos acreditamos ser uma forma incrível de continuar o mundo de Matrix, honrando o que Lana e Lilly começaram há mais de 25 anos e oferecendo uma perspetiva única baseada no seu amor pela série e pelas personagens”, afirmou Jesse Ehrman, da produção da Warner Bros. Motion Pictures. E acrescentou”. Toda a equipa está entusiasmada por Drew estar a fazer este novo filme Matrix, acrescentando a sua visão ao cânone cinematográfico que os Wachowskis passaram um quarto de século a construir aqui no estúdio.”

O projeto ainda está numa fase muito inicial e sem data de estreia, pelo que não se sabe se o elenco voltará a contar com Keanu Reeves, Carrie Anne-Moss, Laurence Fishburne ou Hugo Weaving, os atores principais dos filmes anteriores.

Goddard também já se mostrou entusiasmado por este trabalho e afirmou que “não é uma hipérbole dizer que os filmes Matrix mudaram o cinema”. “Estou muito grato pela oportunidade de contar histórias no seu mundo”, disse.

A ideia de fazer outro filme da saga partiu do próprio Drew Goddard após o último lançamento não ter corrido tão bem como o esperado, arrecadando uma receita de 159 milhões de euros, segundo o “The Guardian”. Este será o primeiro projeto da franquia que não contará diretamente com Lana ou Lilly Wachowski, as co-criadoras. Ainda assim, Lana estará ligada à produção executiva.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT