Quando chegou aos cinemas em 2008, “Quem Quer Ser Bilionário” tornou-se num sucesso imediato, numa corrida que o levou até aos Óscares. agora, quase duas décadas depois, está a ser preparada uma sequela e uma adaptação televisiva, revela esta terça-feira a “Deadline”.
Ambas as obras serão produzidas por Swati Shetty e Grant Kessman através da Bridge7, empresa criada em junho de 2023. “Algumas histórias ficam connosco mesmo após os créditos. ‘Quem Quer Ser Bilionário’ é um desses casos. A narrativa é universal e quebra linhas culturais e geográficas enquanto encarna todas aquelas histórias que adoramos: as que juntam o entretenimento à experiência humana”, contaram ao mesmo meio.
Baseado no livro de Vikas Swarup, ex-secretário de Relações Exteriores da Índia, o filme original conta a história de um rapaz de 18 anos chamado Jamal, cuja vida nos subúrbios de Mumbai ajudou-o a competir na versão indiana de “Quem Quer Ser Milionário?”.
A obra, realizada por Danny Boyle, foi protagonizada por um então ainda desconhecido Dev Patel e por Freida Pinto, que interpretava Latika. Irrfan Khan também surge no elenco no papel de inspetor da polícia.
Com um orçamento de 14 milhões de euros, o filme de 2008 foi um sucesso em todo o mundo e conseguiu arrecadar 360 milhões. Além disso, recebeu oito Óscares, incluindo Melhor Filme, quatro Globos de Ouro e sete BAFTAs.
“O que torna este filme extraordinário não é apenas o seu brilho cinematográfico — que abrange narrativa e música, mas que também reuniu talentos de todo o mundo para formar uma equipa vencedora a nível global”, acrescentam Swati Shetty e Grant Kessman.