Cinema

Emma Stone “não pôde ter vergonha da nudez” no novo e arriscado filme de Yorgos Lanthimos

Em "Pobres Criaturas", Emma Stone é Bella Baxter, uma jovem trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo Godwin Baxter.

“Emma [Stone] não pôde ter vergonha do sexo nem da nudez”, disse Yorgos Lanthimos, o realizador de “Pobres Criaturas” que estreou esta sexta-feira, 1 de setembro, no Festival de Veneza, onde foi alvo de uma ovação de mais de sete minutos. O filme conta com muitas cenas explícitas, mas o cineasta explica que elas eram necessárias, tanto para a narrativa, como para não “trair a personagem”.

É como a história do monstro de Frankenstein, mas ao contrário. Neste filme, Emma Stone, que também assume o cargo de produtora, interpreta Bella Baxter, uma jovem trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Godwin Baxter. O doutor, encarnado por Willem Dafoe, mantém-na sob a sua guarda, mas Bella foge com Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), um advogado astuto e pervertido, numa aventura turbulenta pelos continentes.

Livre dos preconceitos da sua época, Bella cresce firme no seu propósito de defender a igualdade e a libertação. Entre as várias características, vemos que não tem vergonha de assumir que gosta de sexo, nem de se masturbar. Durante a viagem, acaba num bordel em Paris e descobre que pode ser paga enquanto se diverte com o seu passatempo preferido.

Nestas cenas Stone aparece muitas vezes nua, com plano frontal, mas isso não foi algo que, segundo realizador, a incomodasse. “É uma pena que a Emma não possa estar aqui connosco para falar mais sobre o assunto, porque é estranho que venha tudo de mim”, disse Lanthimos — a protagonista não pôde participar no festival devido às ordens de paragem do sindicato dos atores, atualmente em greve.

“Mas, antes de mais, era uma parte intrínseca do romance, a sua liberdade em relação a tudo, incluindo a sexualidade. E, em segundo lugar, era muito importante para mim não fazer um filme que fosse puritano, porque isso seria trair completamente a personagem principal. Tínhamos de ser confiantes e, mais uma vez, tal como a personagem, não ter vergonha”.

O grego acrescentou que Stone também “não podia ter vergonha do seu corpo, da nudez, de participar nessas cenas, e ela compreendeu isso imediatamente”. “O melhor da nossa relação é que já fizemos quatro filmes juntos. Há uma linguagem comum. Assim que comecei a explicar, ela interrompeu-me logo e disse: ‘Sim, claro, eu percebo, é a Bella. Vamos fazer o que temos de fazer’.”

“Pobres Criaturas” é baseado no livro do mesmo nome escrito pelo escocês Alasdair Gray em 1992, ficando essa adaptação a cargo de Tony McNamara, com quem Lanthimos tem trabalhado. O cineasta grego volta também a contar com Robbie Ryan para a direção de fotografia.

O filme tem estreia marcada nos Estados Unidos a 8 de dezembro de 2023 e no Reino Unido a 12 de janeiro de 2024. No entanto, ainda não tem data prevista para chegar ao cinema português.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT