Da próxima vez que for às compras no Estação Viana Shopping, em Viana do Castelo, não se esqueça de passar pela zona exterior da entrada sul. É lá que vai encontrar a maior instalação artística construída em impressão 3D feita em Portugal. Chama-se “Amor Minhoto” e é uma criação de Pedro Amaral Ribeiro.
A instalação faz parte do projeto “Pulsar Viana” — o programa cultural do Estação Viana Shopping — e vai estar no centro comercial até dia 30 de outubro. É inspirada na ligação da cidade com o tudo o que representa o amor. “A referência ao amor é algo que está inerente a Viana do Castelo. O coração é um dos símbolos da cidade, a par dos trajes regionais e da sua romaria”, explica à NiT Pedro Amaral Ribeiro.
A instalação tecnológica “Amor Minhoto” mistura diferentes tipos de arte: a escultura, a pintura e a arquitetura; mas também a música e a luz. Demorou cerca de cinco meses a estar completamente pronta e foram precisas três mil horas de trabalho de impressão 3D, 4648 LED e 350 metros de cabo elétrico.
O cenário é ainda constituído por um painel de 356 cubos 3D, retro iluminados e coloridos, com imagens icónicas da cidade de Viana do Castelo. Tornou-se, assim, na maior peça em impressão em 3D do País.
“A instalação tem um coração com uma porta e uma janela — sendo uma referência a um abrigo. Lá, está um casal: ela à janela, enamorada, e ele sentado, a olhar para ela. Ambos estão vestidos com o traje da região, numa versão estilizada. A associação do seu amor à sua terra, o Minho, criou o nome da peça”, conta o responsável pela peça artística.
O público terá a possibilidade de interagir com a peça através de um painel de controlo onde será possível mudar as cores e efeitos de luz da composição. Mas também no verso da peça, os visitantes serão convidados a interagir e desenhar, aproximando-se e envolvendo-se com a peça que tem como foco principal a cocriação.
O objetivo principal do artista foi criar uma peça para que as pessoas se identificassem com ela, uma vez que há inúmeras referências à cultura da cidade e à região minhota.
“Ao longe o que sobressai é o coração, mas à medida que se vão aproximando há outros detalhes que vão sobressaindo. Só muito próximo é que conseguem percepcionar que cada cubo tem uma fotografia da cultura da cidade — da autoria de Rui Carvalho e Guadalberto Boa-Morte — ou que no verso têm intervenções pintadas de Cipriano Oquiniame e João Cristino”, conta Pedro Amaral Ribeiro.
Todos os dias, a instalação recebe um espetáculo incrível de luzes e som, “Um Amor de Outro Mundo”, às 21h30. João Gigante é o artista responsável pela sonoplastia original da peça artística.
“Amor Minhoto” estará presente na entrada sul do Estação Viana Shopping, junto à Estação de Caminhos de Ferro, até 30 de outubro, quarta-feira.
O “Pulsar Viana” é o projeto cultural do Estação Viana Shopping. Existe desde 2016 e tem como objetivo aproximar a comunidade local e celebrar as tradições culturais das regiões de Viana do Castelo e do Minho. O shopping pretende tornar-se no ponto de encontro da arte, cultura e tradição.