Desde que as nomeações aos Óscares foram anunciadas, que nasceu uma estranha e improvável guerra nas redes sociais entre os fãs de Demi Moore e Fernanda Torres. Ambas estão nomeadas ao troféu de Melhor Atriz graças às participações em “A Substância” e “Ainda Estou Aqui”, e os fãs querem fazer de tudo para que a sua favorita tenha alguma vantagem.
Os fãs da brasileira partilharam um vídeo em que Demi Moore, na altura com 19 anos, beija um rapaz de 15. Como resposta, os seguidores da norte-americana resgataram um vídeo em que Fernanda Torres aparece a fazer blackface durante uma participação no programa “Fantástico”, há cerca de 20 anos. No sketch, a brasileira pinta o rosto e o corpo de negro para interpretar uma empregada doméstica.
A controvérsia obrigou a que, esta segunda-feira, 27 de janeiro, Fernanda partilhasse um pedido de desculpas. “Há quase 20 anos, apareci de blackface no sketch de humor de um programa de televisão brasileiro”, começou por dizer à revista “Deadline”.
“Peço desculpa por isso. Estou a fazer esta declaração porque é importante abordar isto rapidamente para evitar mais dor e confusão. Naquela época, apesar dos esforços dos movimentos e organizações negras, a consciência da história racista e do simbolismo do blackface ainda não tinha entrado na consciência pública dominante no Brasil. Graças a uma melhor compreensão cultural e a conquistas importantes, mas incompletas, neste século, está muito claro agora no nosso país e em todo o lado que fazer blackface nunca é aceitável”, acrescentou.
🗣️ Fernanda Torres pede desculpas por esquete com “blackface” no Fantástico. pic.twitter.com/zv24a70qKz
— République (@republiqueBRA) January 27, 2025
A atriz também afirma que “esta é uma conversa importante que devemos continuar a ter uns com os outros para evitar a normalização de práticas racistas”. “Como artista e cidadã global, e de coração aberto, continuo atenta e comprometida com a procura de mudanças vitais necessárias para viver num mundo livre de desigualdade e racismo”, conclui.
Demi Moore, de 62 anos, e Fernanda Torres, de 59, são as favoritas à corrida pelo Óscar de Melhor Atriz. Leia o artigo da NiT e conheça melhor a história de “Ainda Estou Aqui”, que está a pôr toda a gente a chorar.
Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em janeiro nas plataformas de streaming e canais de televisão.