Livros

5 revelações do novo livro polémico sobre Meghan Markle e o Príncipe Harry

Chama-se “Vingança” e foi escrito por um crítico dos duques de Sussex. O autor acredita que o casal é uma ameaça para a família real.
O casal está em foco neste livro.

Foi publicado no Reino Unido durante o verão, mas chegou neste mês de dezembro a Portugal. Falamos de “Vingança — Meghan, Harry e a Guerra dos Windsor”, livro de Tom Bower, que aborda as divergências entre o Príncipe Harry e Meghan Markle e a casa e família real britânica. A edição portuguesa é da Casa das Letras. Com 616 páginas, o livro está disponível por 21,51€. 

Antigo jornalista da BBC e produtor de televisão, Tom Bower, recolheu informação de outros livros e de múltiplas notícias dos tablóides britânicos. Além de alegadamente ter entrevistado cerca de 80 pessoas, várias das quais preferiram manter o anonimato.

Porém, o livro está envolto em alguma controvérsia, uma vez que vários dos entrevistados citados refutaram algumas das afirmações escritas por Tom Bower e mostraram uma posição contraditória. O autor é um conhecido crítico de Meghan Markle e do Príncipe Harry.

“Este livro pode acelerar a tendência descendente [referindo-se ao afastamento de Harry e Meghan Markle], em relação à qual não ficaria nada triste porque representa uma verdadeira ameaça para a família real”, disse no programa “Piers Morgan Uncensored”, numa conversa com Piers Morgan, ele que também é um conhecido crítico do casal.

“Esta mulher está realmente a fazer algo bastante horrível à Grã-Bretanha e Harry apaixonou-se por ela de uma forma ridícula e foi-se embora como seu cúmplice”, acrescentou Tom Bower. 

A NiT já leu o novo livro e destaca cinco grandes revelações sobre o casal mais mediático do mundo nos dias de hoje.

Os amigos de Harry não aprovaram Meghan Markle

De acordo com “Vingança”, alguns amigos do Príncipe Harry chamaram-lhe “maluco” por namorar com Meghan Markle depois de terem tido o primeiro encontro. Aparentemente, os dois estiveram com alguns amigos de Harry do Eton College, e quando começaram a fazer “piadas sobre sexismo, feminismo e pessoas transgénero”, Meghan Markle traçou ali uma linha.

“Ela não tinha qualquer sentido de humor. A conduzirem depois de o almoço de domingo, as mensagens foram trocadas entre carros: ‘Meu Deus, e ELA?’”, escreveu Tom Bower.

A família real queria que Meghan se reconciliasse com o pai

A relação difícil entre Meghan Markle e o seu pai foi um tema de grande discórdia no seio da família real — e até motivou um complexo processo judicial entre a antiga atriz e o jornal “The Daily Mail”, visto que o tablóide publicou uma carta pessoal escrita por Meghan Markle e dirigida ao pai.

De acordo com Tom Bower, a família real insistiu de forma persistente para que Meghan Markle se reconciliasse com o pai. A rainha Isabel e o Príncipe Carlos queriam que a questão estivesse resolvida antes do casamento, o que acabou por não acontecer.

Tem mais de 600 páginas.

Chegou mesmo a existir uma videoconferência sobre o assunto. Tom Bower escreve que a rainha e o Príncipe Carlos pediram a Meghan que fosse para os Estados Unidos para se reconciliar com o pai. Por seu lado, Meghan Markle considerou essa hipótese “irrealista” e explicou que isso traria ainda mais pressão mediática negativa em torno da família real britânica.

Alegadamente, a rainha Isabel não queria Meghan Markle no funeral do marido

Apenas Harry viajou dos EUA para o Reino Unido para estar presente nas cerimónias fúnebres do seu avô, o Príncipe Filipe. Meghan Markle, que estava grávida, ficou nos EUA. De acordo com “Vingança”, a rainha Isabel preferiu que a mulher do neto não estivesse presente. “Graças a Deus”, terá dito, de acordo com fontes citadas por Tom Bower.

A tensão com os Beckham 

Segundo o livro, o Príncipe Harry e Meghan Markle receavam que amigos e familiares próximos divulgassem histórias privadas aos tablóides — como os próprios já admitiram. Alegadamente, Victoria Beckham terá mesmo divulgado algumas informações aos jornais britânicos. 

“A instabilidade do Harry alimentou os receios da Meghan de que os seus amigos estavam a divulgar histórias à comunicação social. Em particular, ela suspeitava da indiscrição de Victoria Beckham. O Harry telefonou ao David Beckham para repetir a acusação. Furioso, as negações verdadeiras de Beckham afetaram a relação entre ambos.”

Kate Middleton não recebeu Meghan de forma calorosa

Alegadamente, Meghan Markle acreditava que podia ter em Kate Middleton — outra pessoa que não pertencia à família real mas que casara com um príncipe — uma aliada, alguém em quem podia confiar e com quem se podia identificar. Tal não terá acontecido, o que terá deixado Meghan Markle algo chateada. Supostamente, Kate Middleton não a recebeu de forma assim tão calorosa — o que motivou mesmo uma mensagem de Harry ao irmão William, o que terá provocado ainda um maior afastamento entre todos.

“Tinha passado pouco tempo e ela queixou-se de que a Kate não lhe tinha dado as boas-vindas de forma adequada. As diferenças de contexto e experiências fez com que essa ligação fosse improvável. Não poderia haver grande intimidade”, escreve Tom Bower.

Carregue na galeria para conhecer outros livros novos que prometem ser bestsellers em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT