Livros

A nova banda desenhada sobre a vida de Quentin Tarantino já está à venda em Portugal

A obra é da autoria de Amazing Améziane e retrata os nove filmes de um dos realizadores mais icónicos de Hollywood.
Um dos mais icónicos realizadores.

Não precisa de ser um cinéfilo para saber quem é Quentin Tarantino. O realizador norte-americano de 60 anos é um ícone do cinema, vencedor de dois Óscares de Melhor Argumento Original e centenas de outros prémios. Mais tarde ou mais cedo, seria inevitável haver livro de banda desenhada em sua homenagem. “Quentin por Tarantino”, editado pela ASA, chega hoje, dia 5 de março, às livrarias portuguesas.

A novidade mergulha no cérebro de Tarantino que, com a sua produtora de filmes independentes durante a década de 1990, fizeram uma verdadeira revolução no cinema. As suas duas primeiras longas-metragens, “Reservoir Dogs” (1992) e “Pulp Fiction” (1994), premiado com o Palma de Ouro em Cannes, lançaram-no de imediato para o estrelato mundial. Assim, Amazing Améziane — escritor, ilustrador, diretor artístico e professor de mangá — conta neste título, e na primeira pessoa, a vida, os filmes, as influências e as opiniões de um dos mais talentosos realizadores e argumentistas contemporâneos.

O estilo do protagonista é inconfundível: diálogo elaborado, referências recorrentes à cultura pop e cenas altamente estéticas, mas extremamente violentas. Todas estas imagens serão retratadas no livro que inclui referências aos nove filmes produzidos por Tarantino ao longo da carreira.

Ameziane tem fortes influências das bandas desenhadas de Frank Miller & Bill Sienkiewicz e pelos filmes de Bruce Lee e Sergio Leone, tudo misturado nos ritmos da soul dos anos 60 e 70. Já produziu 20 livros, alguns dos quais traduzidos em mais de nove países. Nas Éditions du Rocher, publicou, com Sybille Titeux de la Croix, “Miss Davis”, a adaptação da obra de George Orwell “1984” e as biografias de Martin Scorsese e recentemente de Francis F. Copolla.

O exemplar já está à venda nas livrarias habituais em Portugal. Custa 26,91€.

Uma obra para os verdadeiros fãs.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT