Livros

Alice Vieira e Nélson Mateus escreveram um livro sobre o passado de Portugal

"Estas crónicas vestidas de carta têm o dom da simplicidade", escreve Afonso Reis Cabral, responsável por um dos prefácios.
Vai levá-lo numa viagem.

Alice Vieira e Nélson Mateus, dois dos autores mais reconhecidos da literatura portuguesa, juntaram-se para escrever um novo livro a quatro mãos. A obra, intitulada “Viagens às Memórias de Portugal”, é uma celebração do património nacional e um convite aos leitores a explorarem as suas origens.

O livro inclui prefácios de Luís Marques Mendes e de Afonso Reis Cabral. A sessão especial de apresentação decorreu a 26 de julho, dia dedicado aos avós, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa, e contou também com a presença de António Sala.

“Publicadas originalmente no semanário ‘Sol’, estas crónicas vestidas de carta têm o dom da simplicidade. Quer dizer que também têm o dom da sabedoria. Sem mascararem os temas de uma complexa parafernália que tantas vezes serve para esconder a essência das coisas, Alice Vieira e Nélson Mateus espantam-se em conjunto, insurgem-se em conjunto, maravilham-se acompanhados. E sempre, entre um e outro, encontramos contrapontos, volte-faces e opiniões completadas ou contrariadas, o que faz desta leitura um dueto. As duas vozes dissonam em harmonia”, escreve Afonso Reis Cabral. 

Já Luís Marques Mendes afirma que “um país é feito de pessoas”, sendo que umas são mais notórias do que outras, mas todas “notáveis no contributo que dão para a sua pátria”. Destaca ainda que o livro apresenta crónicas sobre exemplos dignos de serem lembrados e celebrados, afirmando que a cultura da gratidão é um sinal de maturidade e superioridade. “Só somos grandes se soubermos ser gratos”, sublinha.

“Viagens às Memórias de Portugal”, da Editorial Caminho, chegará a todos os pontos de venda a 15 de agosto. Contudo, já pode ser encomendado com um desconto de 10 por cento — normalmente custa 15,50€, mas pode ser comprado por 13,95€.

Vai levá-lo numa viagem ao passado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT