Livros

Aos 21 anos, Bruno escreveu o primeiro livro e alcançou os tops das livrarias

Durante muitos anos, foi o único que acreditou que conseguiria lançar uma obra no competitivo mercado em Portugal.
Tem apenas 21 anos.

Bruno Leão tem consciência de que as relações tóxicas são uma realidade comum entre as pessoas queer. No entanto, notou que esse tema raramente era abordado nos livros que lia, especialmente nos do género young adult, o seu favorito. Diante da ausência de obras sobre o assunto, decidiu ser ele a colmatar essa lacuna. Assim, no dia 9 de setembro, lançou “Por Fim em Silêncio”, o seu primeiro livro.

A história centra-se em Samu, um jovem que anseia por sair da sua zona de conforto. Para isso, instala o Tinder, onde conhece Martim, um “bad boy atormentado pelo passado” que o arrasta para um caminho inesperado e sombrio.

À medida que a narrativa avança, surgem várias complicações e Samu perde o controlo sobre a sua vida. Mais tarde, conhece Filipe, com quem forma o segundo par romântico da trama. Neste caso, é Samu quem perpetua o ciclo de relações tóxicas, “que parecem não ter saída”. “Ele é para o Filipe o que o Martim foi para ele. À medida que a história se desenrola, os leitores vão rir, chorar e sentir tudo intensamente”, assegura o escritor de 21 anos, natural de Cascais.

As personagens não são “nem boas, nem más”. “São a representação de pessoas reais, o que nos leva a ter empatia por eles. São cinzentos e no meio de tudo o leitor vai conseguir rever-se e perceber se a relação em que esta é correta ou não.”

O gosto que Bruno tem pela leitura começou quando tinha cerca de 12 anos. Não era um miúdo que lia frequentemente, mas tudo mudou quando pegou pela primeira vez na saga de “Percy Jackson”. “A partir daí fui evoluindo e comecei a mergulhar noutros títulos.”

Tem 320 páginas.

Antes de partilhar a primeira obra, foi escrevendo e publicando online alguns contos ao longo dos meses — que se tornaram virais no Bookstagram e BookTok, comunidades em que está presente.

Revela que foi uma estratégia de marketing bem pensada para criar “entusiasmo” à volta de “Por Fim em Silêncio”, visto que contam com intervenientes do livro. “Este ano havia muita aposta em autores portugueses e tinha de destacar-me de alguma maneira”, confessa o jovem licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Atualmente, dedica-se a 100 por cento à escrita porque, como ainda é jovem, tem a “possibilidade de arriscar nos sonhos”. Bruno revela que, durante muito tempo, foi o único que acreditou que conseguiria lançar um livro no competitivo mercado em Portugal. “Sempre fui indicado para ter um plano B. Ninguém acreditava em mim até ter um contrato assinado”, lamenta.

Parece que a dedicação e a confiança que teve em si foi recompensada. Afinal, quando o livro estava em pré-venda entrou no top dez da Wook, o que é um orgulho enorme para o autor de 21 anos. Pouco revela quando ao seu próximo projeto, mas garante que se vai manter dentro do género young adult e que será uma história queer. “Não vai ser dentro do universo do ‘Silêncio’ e não é nada parecido com o primeiro livro. Vai ser mais humorístico e uma sátira a uma realidade muito atual. Promete muito.”

“Por Fim em Silêncio” está atualmente à venda por 15,71€, graças a um desconto de 10 por cento — o preço habitual é de 17,45€. Tem 320 páginas e foi publicado pela Secret Society.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT