Livros

Apple Music lança publicação de luxo com “100 discos que moldaram o mundo”. Custa 420€

A lista da plataforma musical inclui vários artistas e estilos musicais, e reúne álbuns editados a partir de 1959.
Um novo lançamento.

É caso para dizer: listas há muitas. Não há uma lista única e universalmente reconhecida como a mais prestigiada no que diz respeito a álbuns de música, uma vez que diferentes publicações e instituições elaboram as suas seleções com critérios distintos. 

Todas as listas são subjetivas e, frequentemente, geram acesos debates entre fãs e críticos. Cada uma reflete uma perspetiva diferente sobre o que define um “grande álbum” e pode variar em função dos critérios utilizados e do contexto cultural em que foram criadas. 

Dito isto, algumas destas seleções são frequentemente citadas e respeitadas na indústria música, como “Os 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos”, da revista “Rolling Stone”; “Os 200 Álbuns Definitivos do Rock and Roll Hall of Fame”, criada pelo Rock and Roll Hall of Fame e pela National Association of Recording Merchandisers; ou “Os 100 Melhores Álbuns do Consequence of Sound”, elaborada pelo site “Consequence of Sound”.

Agora há mais uma que promete ser amplamente debatida e reconhecida. A Apple Music acaba de lançar o livro “Apple Music: 100 Best Albums”, selecionados pela “equipa de especialistas da plataforma de streaming, em colaboração com um grupo exclusivo de artistas, incluindo Maren Morris, Pharrell Williams, J Balvin, Charli XCX, Mark Hoppus, Honey Dijon e Nia Archives, bem como compositores, produtores e profissionais da indústria”. 

“A lista é uma declaração totalmente editorial que não se encaixa em nenhum critério bem definido — e é totalmente independente de quaisquer números de streaming. Na verdade, é uma carta de amor aos discos que moldaram o mundo em que os amantes da música vivem e ouvem”, salientam.

Os álbuns selecionados abrangem mais de 65 anos de música, de vários géneros, como country, pop e rock ao hip-hop e eletrónica, e cada entrada inclui “uma análise aprofundada que capta de forma brilhante o significado do álbum”.

“Se a nossa lista gerar mais debate entre os fãs fora da Apple Music e fizer com que as pessoas falem apaixonadamente sobre a música que adoram, então fizemos o que nos propusemos fazer”, salienta Zane Lowe, radialista, DJ e diretor-criativo global da Apple Music.

Fica disponível no início de 2025.

“O que descobrimos”, salienta Lowe, “é que os álbuns realmente excelentes são mais do que apenas uma coleção de canções – tornam-se parte de si, parte da história da sua vida. São o desgosto, a dor, o trauma, a alegria, a revolução e a resolução.”

A publicação de luxo, com capa dura de linho, é uma edição limitada a 1500 cópias. “Com um lançamento limitado a 1500 cópias, os livros são alojados em elegantes estojos de acrílico transparentes, cada um gravado individualmente com o seu número de edição”, descreve a editora “Assouline”.

O livro com 208 páginas, 97 ilustrações e pesa cerca de 3,6 quilos. Só estará disponível para compra a partir de 9 de janeiro de 2025, mas já é possível fazer o pedido antecipado — cada exemplar custa 420€. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT