A literatura, tal como qualquer outra arte, conhece-se às camadas. Começamos pelas amplas estantes das grandes livrarias, apaixonamo-nos por um ou outro tema, um ou outro ator. Escavamos cada vez mais fundo.
À medida que escavamos, vamos procurando mais e mais. Vamos aprofundando o tema e, aos poucos, damos por nós profundos conhecedores de um nicho, seja a poesia, o desenho, a banda desenhada ou as viagens. É preciso encontrar quem alimente este vício e, neste aspeto, a sorte é toda dos lisboetas.
Apesar do encerramento de várias lojas históricas nos últimos anos, Lisboa está recheada de livrarias, das mais antigas como a Bertrand — perdão, a mais antiga em funcionamento em todo o mundo — ou a Ferin, às mais recentes Tantos Livros, Livreiros e Menina e Moça. Em cada uma delas é possível encontrar preciosidades e um espaço adaptado a cada um.
Há livrarias amplas, arejadas, que servem de espaço de galeria, para eventos; e há também as mais aconchegantes, que primam pela intimidade — e pelo cuidado e personalização do atendimento; além daquelas que, sabendo bem o que acompanha um bom livro, oferecem espaços de café e restaurante, petiscos e bebidas.
Um dos destaques vai para a Tantos Livros, Livreiros, instalada desde 2020 nas Avenidas Novas. Entre novidades e livros em segunda mão, ficção e categorias técnicas, para adultos e miúdos, têm um catálogo impressionante com cerca de 71 mil títulos disponíveis.
Numa onda mais relaxada, pode passar pela Menina e Moça, em plena Rua Cor de Rosa, no Cais do Sodré, um café literário que não destoa do ambiente boémio que o rodeia. Mas para quem prefere as estantes com história, vale a pena conhecer a Livraria Ler, que foi referência no pré-25 de abril. Ali passavam, à socapa, muitos livros proibidos pelo regime.
De uma ponta à outra da cidade, a NiT percorreu as livrarias referência da capital para as juntar numa lista imperdível onde, certamente, será possível encontrar o próximo livro ideal. Seja qual for o gosto do leitor.
Carregue na galeria para conhecer cada uma das livrarias.