Livros

Autobiografia de Matthew Perry vai ser (finalmente) lançada em Portugal

Inclui histórias de bastidores de "Friends" e aborda de forma profunda a luta que o ator travou contra as dependências.
O livro foi lançado em 2022.

Matthew Perry ficou mundialmente conhecido pelo seu papel como Chandler em “Friends”. Morreu a 28 de outubro de 2023, mas deixou a sua vida pormenorizada numa autobiografia. “Friends, Lovers and the Big Terrible Thing” foi publicada em novembro de 2022 nos EUA, mas só agora será lançada em Portugal. 

“Friends, Amantes e Aquela Coisa Terrível”, a versão em português editada pela Casa da Letras, chega às livrarias no dia 26 de março. O livro inclui muitas histórias de bastidores da sitcom e aborda de forma profunda a luta que o ator travou contra a dependência que o fez gastar mais de nove milhões de dólares. Confessa que frequentou seis mil reuniões dos alcoólicos anónimos e entrou em reabilitação 15 vezes. Fala também sobre a família disfuncional em que cresceu, os rumores de romances que lhe foram atribuídos e o desejo da fama que sempre teve.

Ainda assim, sublinha que nem tudo na sua vida foi mau. Ao longo da carreira, Matthew também se tornou produtor executivo e dramaturgo. Encontrou paz na sobriedade e partilhou vários momentos do seu percurso.

“Tudo começa a partir de uma conexão espiritual com algo que é maior do que tu. É aí que está o material da vida. Quanto ao resto, tenho a sorte de ter um carro fixe e muito dinheiro. Mas se não tivermos felicidade interior e não pensarmos nos outros em primeiro lugar, seremos solitários e infelizes numa casa grande”, revelou Perry à revista “People”, em 2002.

“Queria partilhar quando estivesse seguro. Tive de esperar até estar bastante sóbrio — e longe do alcoolismo e do vício — para escrever tudo. Tinha a certeza que ia ajudar muitas pessoas se o fizesse”, revelou na altura do lançamento da autobiografia.

A icónica sitcom da NBC que o ator protagonizou, “Friends”, estreou em 1994 e terminou dez temporadas depois, em 2004. Bateu todos os recordes possíveis e, já na era do streaming, foi uma das séries mais vistas de sempre na Netflix. Acabou por ser descoberta por um público mais jovem, que não podia ter acompanhado a sitcom quando anos em que esteve no ar.

Fica disponível a 26 de março.

Nascido a 19 de agosto de Williamstown, no estado norte-americano do Massachusetts, Matthew Perry cresceu com o sonho de se tornar jogador de ténis profissional antes de tentar atuar. Aos 24 anos, foi escolhido para interpretar Chandler, o papel que iria mudar para sempre o rumo da sua vida. Foi encontrado morto no jacuzzi, na sua casa em Los Angeles, por volta das 16 horas locais (meia-noite de domingo, em Portugal) a 28 de outubro. Os paramédicos foram chamados telefonicamente para acorrer a uma paragem cardíaca.

 A versão portuguesa da autobiografia de Matthew Perry, “Friends, Amantes e Aquela Coisa Terrível”, já está em pré-venda online. Custa 17,90€ (preço de capa). Neste momento, graças a um desconto de 10 por cento, pode ser adquirido por 16,11€ (com data de entrega a partir de 26 de março).

Carregue na galeria e conheça algumas das obras mais aguardadas de 2024.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT