Livros

Autor vencedor de um Pulitzer vai apresentar o seu novo livro em Lisboa

A nova obra de Michael Cunningham conta a história de uma família disfuncional em Brooklyn, composta por Dan e Isabel e pelos filhos.
É um autor de sucesso.

Michael Cunningham é um dos mais conceituados autores contemporâneos. Escreveu “Uma Casa no Fim do Mundo” (1990), “Sangue do meu Sangue” (1995) e “As Horas” (1998), livro onde “mergulha no abismo de Virginia Woolf” que recebeu os aclamados prémios Pulitzer e Pen/Faulkner. O escritor de 71 anos vem a Lisboa dar a conhecer o seu novo romance: “Dia”.

A apresentação está marcada para dia 30 de maio, às 18h45, no hotel Aurea Museum (junto à Doca da Marinha) e será seguida por uma sessão de autógrafos. Editado pela Gradiva, “Dia” conta a história de uma família disfuncional em Brooklyn, composta por Dan e Isabel, um casal com uma relação desgastada, e os seus filhos Nathan e Violeta. O irmão mais novo de Isabel, Robbie, também faz parte da trama.

A narrativa desenrola-se em torno de três datas-chave: 5 de abril de 2019, quando a aparente felicidade doméstica começa a ruir; 5 de abril de 2020, quando o confinamento imposto pela pandemia agrava os problemas familiares; e 5 de abril de 2021, quando a família sai da crise e enfrente uma realidade diferente enquanto reflete sobre o caminho a seguir.

Michael Cunningham decidiu tornar-se escritor após ler “Mrs. Dalloway” de Virginia Woolf aos 15 anos. Após estudar Literatura Inglesa em Stanford e obter um mestrado em Belas Artes em Iowa, ganhou reconhecimento com “Uma Casa no Fim do Mundo”, o seu primeiro livro.

O autor vai estar a dar autógrafos.

Outras das suas obras incluem “Dias Exemplares”, “Ao Cair da Noite” e “A Rainha da Neve”. Em 2015 também publicou “Um Cisne Selvagem e Outros Contos”, uma reinterpretação de histórias clássicas. A adaptação ao cinema d´”As Horas”, protagonizada por Meryl Streep, Julianne Moore e Nicole Kidman, foi nomeada ao Óscar de Melhor Filme em 2003 — e rendeu a Meryl Streep a estatueta de Melhor Atriz.

As inscrições para a apresentação podem ser feitas online. Caso queira adquirir o livro para depois ser assinado pelo autor, pode fazê-lo por 16,65€, tanto nas livrarias online como físicas. A 31 de maio o autor também vai participar numa sessão de autógrafos no Piso 6 do El Corte Inglés, em Lisboa.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT