Livros

Bibliotecas de Matosinhos levam-lhe os livros a casa durante o confinamento

Mas fazem mais do que isso: também vão disponibilizar online jornais e revistas de todo o mundo.
É uma boa forma de aguentar o confinamento

Ficámos sem restaurantes, sem cinemas e sem teatros. Mas durante o confinamento, a cultura não tem que morrer. Para nos ajudar a passar o tempo durante este período difícil a Câmara Municipal de Matosinhos encontrou uma solução para nos colocar livros nas mãos.

Apesar de fechadas, as bibliotecas do concelho têm registado mais de 100 requisições por dia. Isso levou à criação de um serviço de entrega de livros ao domicílio que permite que os empréstimos continuem mesmo durante o confinamento.

Para usar este serviço é necessário que os leitores estejam inscritos nas bibliotecas municipais. Depois, basta aceder ao catálogo online, verificar se os livros que pretende estão disponíveis e enviar um email (bmfe@nullcm-matosinhos.pt) ou telefonar (22 939 0950) para agendar a entrega em casa, que é feita em dias úteis entre as nove e as 19 horas. Todo este processo é simples e seguro, sendo que os livros ficam em quarentena durante 48 horas quando regressam da casa dos leitores.

“Estamos a salvaguardar todas as questões de higiene e segurança que se prendem com esta operação, incluindo a desinfeção periódica das viaturas de entrega dos livros. A autarquia entende que, em período de confinamento, a leitura e a companhia dos livros podem ser determinantes para a saúde mental e emocional de muitas pessoas, pelo que consideramos que o esforço que está a ser feito compensa largamente”, explicou o vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha.

Além da entrega de livros ao domicílio, a autarquia aposta no combate à desinformação e disponibiliza aos seus leitores o acesso a mais de 7.700 jornais e revistas nacionais e internacionais através da plataforma digital PressReader. Durante o confinamento e de forma a que todos possam ter acesso à informação, a inscrição como leitor vai poder ser feita, excecionalmente, através de email.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT