Livros

Depois da série na Netflix, está a chegar o livro de “Glória”

A história passa-se nos anos 60, em plena Guerra Fria. Contou com 10 episódios e agora está descrita em 272 páginas.
O livro é lançado em junho.

Há sempre os livros que dão origem a filmes e séries. Depois temos exemplos em que o contrário também acontece. “Glória”, a primeira série portuguesa da Netflix, estreou na plataforma de streaming em novembro de 2021 e contou com 10 episódios. A história alargada vai poder ser lida agora numa obra que conta com 272 páginas.

O livro só é lançado em junho, mas já se encontra em pré-venda. Por exemplo, no site da Wook consegue comprá-lo com 10 por cento de desconto — fica a 15,21€. Pedro Lopes, um dos criadores do projeto e o principal argumentista, partilhou a notícia nas redes sociais.

“Para os que gostaram da série. Para os que ainda não a viram. Para todos os que procuram uma boa história para ler. O livro sai no final deste mês, mas já se encontra em pré-venda”, escreveu na página de Instagram.

A história passa-se nos anos 60, em plena Guerra Fria, quando os americanos tinham um centro de transmissões instalado no Ribatejo, a Radio Retransmissão (RARET). Nunca foi algo muito falado em Portugal. Era um centro de transmissões americano que emitia propaganda ocidental para o bloco de leste. 

Foto de Pedro Lopes/Instagram.

O regime de Salazar não era capitalista, mas desprezava ainda mais o comunismo. Por isso, o ditador português e os americanos foram aliados durante os anos da Guerra Fria que coincidiram com o Estado Novo. Ainda assim, as relações eram algo tensas.

Glória é baseada em alguns factos reais, mas trouxe um lado ficcional. “No centro desta história está João Vidal [Miguel Nunes], um jovem de família com ligações ao Regime Fascista Português, que é recrutado pelo KGB depois de se politizar na Guerra Colonial. João ver-se-á envolvido nas intrincadas teias do jogo da espionagem”, lê-se na sinopse da série.

Carolina Amaral, Victoria Guerra, Afonso Pimentel, Adriano Luz, Joana Ribeiro, Marcelo Urgeghe, Sandra Faleiro, Carloto Cotta, Maria João Pinho, Gonçalo Waddington, Inês Castel-Branco, Rafael Morais e Leonor Silveira, são outros dos atores que fizeram parte da série portuguesa da Netflix que irá passar a livro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT