Os famosos autores de banda-desenhada Art Spiegelman e Joe Sacco vão juntar-se para fazer um livro que fala sobre Gaza e o conflito entre Israel e a Palestina. A novidade foi revelada pelo próprio Spiegelman esta quinta-feira, 2 de janeiro, ao jornal espannhol “El Diario”.
“Vou terminar isto ou vou morrer a tentar. Nunca tive uma luta maior dentro da minha cabeça. O meu superego diz: ‘tens que fazer isto se queres conseguir viver contigo mesmo’, mas o meu interior pensa, ‘quem quer sentir a dor de ser cancelado por todo o planeta?”, disse à publicação.
A colaboração entre Art, de 76 anos, e Joe Sacco, de 64, vai juntar dois dos maiores nomes da história da narrativa gráfica. Ao longo das suas carreiras, os autores têm explorado temas complexos e sempre com um grande peso político.
Spiegelman, natural de Estocolmo, na Suécia, é sobretudo conhecido por “Maus”, que conta a história de Vladek Spiegelman, judeu polaco que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz. Os horrores que lá viveu foram contadas pelo próprio a Art, o filho.
O livro é considerado um clássico contemporâneo da banda desenhada. Foi publicado em duas partes: a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, ganhou o prestigiado Prémio Pulitzer da literatura.
Já Joe Sacco, de Malta, é conhecido por “Palestina”, que redifiniu as bases do género “jornalismo em quadradinhos”. Publicado originalmente em revistas de banda desenhada entre 1993 e 1995, ganhou uma edição completa em 1996 e, depois, venceu alguns dos mais importantes prémios da indústria, como o American Book Award.
Para o novo trabalho, os artistas prometem trazer uma perspetiva única e aprofundada sobre a realidade em Gaza, combinando o estilo autobiográfico e reflexivo de Spiegelman com o jornalismo gráfico e investigativo de Sacco. Ainda não se sabe quando é que será lançado.
Leia o artigo da NiT e conheça melhor a história de “Maus”, que em 2022 estava a ser banido dos Estados Unidos.