“Um livro devastadoramente bonito, que nos cura e nos faz olhar para o que realmente importa.” É assim que Pedro Chagas Freitas descreve o seu novo romance. “O Hospital de Alfaces” chegou às livrarias esta terça-feira, 19 de março.
A narrativa acompanha a história de três gerações — avô, pai e filho — que se cruzam em momentos que prometem levar o leitor a refletir sobre “o efémero da vida e como o amor nos salva em todos os momentos”, lê-se na sinopse. Entre hospitais, pais que choram, mães que esperam e filhos que resistem, o tema central continua a ser o amor. “Amor como cura, como anestesia, como diagnóstico. Amor que não cabe nas paredes de um quarto de hospital, nem nas palavras que tentam explicá-lo”, refere o autor de 45 anos.
O novo livro tem 240 páginas e está à venda por 15,75€, graças a um desconto de 10 por cento.
“O Hospital de Alfaces” assinala o regresso de Pedro Chagas Freitas aos romances, depois do lançamento de “O Rei Tigão”, em dezembro de 2024. O título anterior, dedicado ao público infantil, foi uma homenagem a Benjamin, o filho do autor, que enfrenta uma doença rara e incurável.
Durante o último ano, o filho do escritor esteve vários meses internado, enquanto os pais procuravam um dador de fígado — que acabaria por aparecer.