Livros

Edição deste ano da Feira do Livro do Porto vai contar com tours literários

As propostas estão relacionadas com o autor homenageado. Há versões para adultos e para crianças.
Fotografia de Porto.

Os próximos três fins de semana coincidem com a realização da Feira do Livro do Porto, que este ano decorre entre 27 de agosto e 12 de setembro. Para os mais curiosos e interessados em literatura, há uma novidade que pode chamar a atenção: os tours literários.

Estes percursos, que vão ser feitos apenas durante os fins de semana, resultam de uma parceria com a editora Bairro dos Livros. O objetivo é desafiar os participantes a redescobrir algumas das obras mais importantes da literatura.

“A partir da obra de Júlio Dinis, autor evocado na edição deste ano, são criadas linhas e cruzamentos que, com as suas obras, marcaram indelevelmente a geração literária nacional”, descreve a Ágora.

A “Tour Literária: Um Consultório de Letras Receituário à Moda do Porto Romântico” é aquela que está mais pensada para os adultos e propõe uma exploração das ruas da cidade através de poesia e de audioguias preparados para o momento. Será uma espécie de consultório romântico com humor à mistura. Vai ter a duração de cerca de duas horas e inclui uma paragem a meio para uma “degustação especial”.

Por sua vez, a atividade dedicada aos mais novos é a “Porto Literário ‘trocado por miúdos’” e pretende incentivar a visita ao Porto baseada nos autores, nas suas histórias e nos próprios personagens. Este tour é guiado por atores e tem atividades com jogos e música. A duração é de 1h30 e pode incluir toda a família, apesar de estar preparado para idades entre os 6 e os 12 anos.

Os tours dos adultos estão marcados para os sábados de 28 de agosto, 4 e 11 de setembro, sempre às 17 horas, enquanto os das crianças são nos seguintes domingos, às 11 horas. A participação é gratuita, mas o número de vagas é limitado, pelo que é necessário fazer a prévia inscrição através de email (geral@nullbairrodoslivros.com).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT