Livros

A enorme loja de banda desenhada lisboeta que já foi nomeada a prémios internacionais

A Kingpin é o sonho de todos os geeks e, além dos livros, tem produtos sem fim como T-shirts, posters e Funko Pops.
É um sucesso.

Desde 1999 que é uma referência no País inteiro, e a 21 de abril de 2018, abriu o maior espaço em Portugal dedicado à banda desenhada e ao manga, a BD japonesa, tal como a NiT lhe contou em 2018. Com o passar dos anos, o sucesso da Kingpin não abrandou.

A loja fica na Avenida Almirante Reis, em Arroios, a apenas dez minutos a pé do espaço na Rua Quirino da Fonseca, onde funcionava desde 2008. A mudança foi, na altura, uma decisão arriscada, já que coincidiu com o encerramento de vários espaços históricos.

“Somos sobretudo uma loja que vende principalmente banda desenhada em várias línguas, como português, inglês, francês, espanhol e temos, naturalmente, todo o tipo de merchandising associado. É uma diversidade muito grande”, conta Mário Freitas, o fundador, à NiT.

Instalada numa das artérias mais movimentadas da cidade, tem 215 metros quadrados de área para os clientes, um aumento gigante face aos 40 metros quadrados do espaço anterior. A área de exposição tornou-se muito maior e permitiu expor muitas mais obras, desde os fenómenos do género àqueles menos conhecidos.

Além dos livros, outro dos produtos que tem tido mais saída desde a abertura são as figuras de ação Funko Pop. Os bonecos de séries, filmes e livros conhecidos em todo o lado têm até uma parede dedicada a eles, além de outros artigos como posters, T-shirts, porta-chaves e canecas.

Nas paredes do espaço que costumava ser uma loja de móveis, há grandes imagens alusivas às bandas desenhadas mais populares da história, tanto da Marvel como da DC. Embora Mário não seja arquiteto, garante ter “um bom olho para o design”. No Photoshop, desenhou aquilo que queria para a loja e, depois, com a ajuda de um gabinete de arquitetura, o Verum Atelier, conseguiu concretizar a sua visão. “Ficou exatamente como eu idealizei”, confessa.

O espaço, que tem uma mezzanine, é ainda aproveitado para receber vários eventos. Isto porque, além de loja, desde 2006 que a Kingpin é editora de autores como Tony Sandoval, Fernando Dordio, Osvaldo Medina, Nuno Duarte, David Soares, André Oliveira e Joana Afonso. “Há 18 anos que editamos bandas desenhadas de alguns dos melhores escritores portugueses”, garante. Quanto aos títulos, encontra propostas nacionais como “A Fórmula da Felicidade”, “O Baile”, “Fósseis das Almas Belas”, entre outros.

A Kingpin já era um dos lugares favoritos dos lisboetas apaixonados por banda desenhada, mas, nos últimos anos, o conceito também tem chamado a atenção fora de Portugal. Em 2018, esteve entre os cinco finalistas para os Eisner Retailer Awards, uma gala de prémios organizada pela Comic Con de San Diego, nos EUA, que destaca “algumas das melhores lojas de banda desenhada do mundo”, explica Mário.

Carregue na galeria e veja algumas das fotografias do espaço.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida Almirante Reis, 82 A, Lisboa
    1170-097 Lisboa - Portugal
  • HORÁRIO
  • De segunda a sexta-feira das 11h às 20h
  • Sábado das 11h às 19h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT