Com o objetivo de destacar o Ribatejo e o Alentejo no mapa do turismo literário, o LiterÁREA vai estrear-se na sua primeira edição, que decorre de 13 a 15 de dezembro. O festival promete reunir mais de 40 escritores, entre workshops, oficinas de literatura e outras experiências.
A programação inclui 36 atividades distribuídas por várias localidades, como Vila Viçosa, Évora, Monforte, Ponte de Sor, Montemor-o-Novo, Azinhaga, Santarém, Sousel, Beja, Sines e Santiago do Cacém. Os eventos terão lugar em espaços como hotéis, galerias de arte e auditórios.
O primeiro dia, 13 de dezembro, tem como destaque a masterclass “As Rotas Literárias: Da palavra à (re)invenção do destino turístico”, com Sílvia Quinteiro, em Vila Viçosa. Já no dia 14, em Évora, o chef Pedro Mendes apresenta o workshop “Ler para Comer”, no qual cria pratos inspirados em livros, num evento que se realiza no Octant Hotel. Ainda nesse dia, haverá um brunch literário conduzido por Afonso Cruz e booktokers, com foco na influência da evolução digital na criação de histórias.
O festival encerra no dia 15 de dezembro com um convívio literário na Golegã, que reunirá escritores, leitores e visitantes num ambiente descontraído e celebrativo.
No último dia, o festival encerra com um convívio literário na Golegã entre escritores, leitores e visitantes. Toda a programação já foi divulgada e pode ser consultada online.