Para ajudar os viajantes — e os bibliófilos —, a Preply (um serviço de aprendizagem de idiomas) lançou, a 16 de março, um novo ranking com as 12 livrarias mais procuradas no mundo. A emblemática Lello, no Porto, surge no último lugar.
Fundada em 1906 pelos irmãos José e António Lello, tornou-se um ponto de referência cultural na cidade. O edifício, projetado pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves, destaca-se pelo seu estilo neogótico, uma impressionante escadaria vermelha, vitrais coloridos no teto e estantes de madeira esculpidas.
Ao longo dos anos, a Livraria Lello tornou-se um símbolo da literatura e um espaço frequentado por escritores, leitores e intelectuais portugueses — e não só. Também ganhou notoriedade pelo mundo devido à teoria de que teria servido inspiração para a saga “Harry Potter”, já que J.K. Rowling viveu no Porto nos anos 90. Embora a autora tenha desmentido a ligação direta, a livraria continua a ser um destino obrigatório para fãs do bruxo.
No lado oposto do ranking, que foi feito através da análise das críticas em plataformas como TripAdvisor e Google, encontra-se a londrina Daunt Books, a mais popular no mundo. O espaço foi fundado em 1990 por James Daunt, no bairro de Marylebone, no interior de um edifício da era eduardiana que já funcionava como livraria desde 1912.
Desde o início, a loja destacou-se por se especializarr em livros de viagem, organizando os títulos por país em vez de género ou autor, uma abordagem que mantém até hoje. Ao longo dos anos, a oferta foi expandida e, atualmente, tem uma vasta seleção de géneros, incluindo ficção, ensaios e literatura infantil. O sistema de organização continua a ser um dos maiores atrativos, permitindo aos clientes descobrir autores e temas relacionados com diferentes partes do mundo.
O próprio edifício também é um dos destaques da visita. Com um teto de vidro que deixa entrar luz natural, varandas de madeira e estantes imponentes, a arquitetura da Daunt Books transporta os visitantes para um ambiente clássico do Reino Unido.
A popularidade da marca levou à abertura de várias outras filiais em Londres, incluindo em Chelsea, Holland Park e Hampstead. No entanto, a loja de Marylebone continua a ser a mais emblemática e frequentemente referida como uma das livrarias mais bonitas do mundo.
Carregue na galeria e conheça as 12 livrarias mais populares do mundo, segundo o estudo da Preply.