Em 2011, uma ambulância que surgiu de um dia para o outro, no Reino Unido, tornou-se um fenómeno nas redes sociais. Contudo, este não era um veículo destinado ao transporte de doentes ou feridos. Ao contrário do que se poderia pensar, a equipa não era composta por médicos, mas por um casal que oferecia poesia a todos os que passavam. Posteriormente, começaram a visitar escolas, festivais, bibliotecas e hospitais.
Volvidos oito anos, o conceito encontrou uma localização fixa numa loja em Bishop’s Castle, em Shropshire. A ambulância foi substituída por uma farmácia que continua a recomendar livros aos clientes, baseando-se sempre nos seus estados emocionais.
“Respondemos a várias emoções, desde as mais pesadas até as mais alegres. Se estão com o coração sobrecarregado ou à procura de alento, aqui encontram ‘receitas’ para aliviar as dores da alma”, explicam Deborah Alma e James Sheard, os criadores, à “Secret London”.
Os comprimidos, que contêm mensagens no seu interior, têm um objetivo distinto: tornar a poesia mais acessível e menos intimidante para o público em geral. “A nossa missão a longo prazo tem sido expandir o alcance da poesia de uma forma divertida e envolvente”, acrescentam.
Desde a abertura do primeiro espaço, o sucesso da Poetry Pharmacy tem sido constante. Em maio deste ano, a marca alargou a sua presença, estabelecendo-se em três lojas da Lush no popular bairro de Oxford, em Londres. “É um sonho tornado realidade”, revelou Deborah, na altura, ao “Curly Tales”.
Com estas novas aberturas, o conceito tornou-se ainda mais abrangente e versátil, uma vez que agora inclui o Dispensary Café, onde se podem saborear cafés aromáticos, chás, refrigerantes frescos e diversas variedades de gelados. Este espaço é o refúgio perfeito para os amantes da poesia em dias mais quentes. Além disso, cada bebida é elaborada para ir ao encontro da ‘receita’ aviada na farmácia.
Como seria de esperar, existe também uma pequena biblioteca. Os livros estão organizados não por autor, mas por categorias que variam desde “assuntos do coração” a “para aqueles dias em que o mundo parece excessivamente pesado”.
A colaboração entre a Poetry Pharmacy e a Lush iniciou-se em 2021, após o projeto de Deborah e James ter sido nomeado para um Independent Business Award. Mark Constantine, cofundador e diretor-executivo da marca, que também está presente em Portugal, fazia parte do painel de jurados. Após a competição, contactou o casal. Em 2023, foi criada uma farmácia pop-up numa das lojas da Lush em Londres, que esteve disponível durante apenas cinco meses.
Os três espaços em Oxford estão abertos de segunda a sábado, das 10 às 21 horas, e aos domingos, entre as 12 e as 18 horas. Além disso, existe um site onde é possível conhecer melhor os “comprimidos” que estão à venda.
Como lá chegar
Para visitar a Poetry Pharmacy, basta apanhar um voo até Londres. A partir de Lisboa, os preços das passagens em outubro começam em 141€. Se estiver no Porto, os valores iniciais são de 157€.
Ao chegar, pode usar o metropolitano, especificamente a linha Elizabeth, que parte do terminal quatro, em direção à Bond Street. Depois, é necessário caminhar apenas cerca de nove minutos até Oxford Street.