Livros

Boas notícias: o Festival Literário de Óbidos regressa em outubro

O tema desta edição será "O Outro" e vai ter no cartaz um vencedor do Prémio Nobel.
O FOLIO está de volta a Óbidos.

O FOLIO — Festival Literário Internacional de Óbidos — vai voltar à vila histórica, considerada em 2015 como “vila literária” pela UNESCO. Vai ser o primeiro evento realizado em Óbidos depois do começo da pandemia e irá decorrer entre 14 e 24 de outubro. A organização informou que o tema do festival será “O Outro”.

Em conversa com a Lusa, citada pelo jornal “Observador”, o presidente da autarquia, Humberto Marques afirma que o FOLIO é “um daqueles eventos fundamentais quer no contexto nacional quer no território de Óbidos”. A primeira edição do evento foi em 2015. Desde aí já teve convidados como Marcelo Rebelo de Sousa e Ricardo Araújo Pereira.

O tema foi revelado por Paula Ganhão — a responsável pelo evento —, que acrescenta que “O Outro” está ligado não só à pandemia mas também às questões políticas internacionais: É “o outro dentro de cada um de nós, o outro que somos depois da pandemia e o outro que somos no mundo, com as questões das migrações, dos refugiados e dos conflitos internacionais”.

O evento terá as mesmas características que existiam antes da pandemia: haverá público e autores nacionais e internacionais. No entanto, como seria de esperar, haverá algumas novas medidas, como “lotação limitada e com emissão de bilhetes gratuitos para garantir o cumprimento da lotação”, informa Ganhão.

Ainda não se conhece nenhum dos nomes que marcarão presença nestes três dias, mas o presidente já deu algumas pistas: “Contará com a participação de um prémio Nobel e a presença de escritores de vários países”.

O orçamento para a edição deste ano é de 256 mil euros, um investimento realizado pela própria autarquia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT