Bagias, frango à cafreal, makoufe, ikala, miamba, matapa, shima, água e sal, um caril de caranguejo ou chamuças. Estas são algumas das especialidades mais conhecidas de Jeny Sulemange.
A chef responsável pelo restaurante Cantinho do Aziz, na Rua de são Lourenço, na Mouraria, em Lisboa, acaba de revelar os seus maiores segredos com o livro “Cozinha Moçambicana”.
É a primeira mulher portuguesa e a primeira moçambicana a participar na James Beard Foundation, que é uma organização norte-americana de artes culinárias sem fins lucrativos sediada em Nova Iorque.
O Cantinho do Aziz foi durante muito tempo um dos segredos mais bem guardados de Lisboa, é por ali que se serve a melhor cozinha moçambicana de Portugal. O livro conta a história do restaurante e partilha algumas das receitas mais deliciosas deste espaço — que agora podem ser feitas na sua casa.
Acompanhada por Khalid Aziz, marido e sócio do restaurante, a chef Jeny apresenta um livro que explora não só a cozinha moçambicana, como também os vários sabores da gastronomia africana.
“Quando conheci o Aziz, a paixão pela cozinha veio ao de cima, pois ele adora comer. Era magro, quando o conheci, e hoje em dia com uns quilinhos a mais, diz que a culpa é minha”, conta Jeny.
A publicação, editada pela Arte Plural Edições, inclui 128 receitas práticas e fáceis de cozinhar. Há propostas para todas as refeições, da entrada, ao almoço e jantar — com opções com carne, peixe, com e sem picante.
O lançamento do livro, acompanhado de showcooking, terá lugar no dia 16 de junho, às 16 horas, no Espaço Showcooking da APEL, na Feira do Livro de Lisboa. O livro está em pré-venda e custa 15,93€.
