A autora Han Kang é o novo Nobel da Literatura. A revelação foi feita esta quinta-feira, 10 de outubro, na sede da Academia Sueca em Estocolmo.
Kang tem 53 anos e nasceu na Coreia do Sul. Uma escolha justificada “pela sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”.
Nascida em 1970 em Gwangju, conquistou reconhecimento internacional com o romance “A Vegetariana”, com o qual venceu o Man Booker International Prize em 2016. Filha de um escritor, começou a sua carreira literária como poeta, antes de se voltar para a prosa.
Entregue desde 1901, o galardão foi atribuído por 116 vezes a um total de 120 autores, 103 homens e apenas 17 mulheres. Kang torna-se assim a 18.ª mulher distinguida. A última mulher a ser laureada foi a francesa Annie Ernaux, em 2022.
A entrega oficial do prémio acontece a 10 de dezembro, numa cerimónia que marca também o aniversário da morte de Alfred Nobel, inventor sueco que criou o prémio.
Está assim encontrado o sucessor do norueguês Jon Fosse, vencedor do prémio em 2023. O vencedor recebe um prémio de 970 mil euros.
O próximo Nobel a ser entregue será o da Paz, com anúncio previsto para esta sexta-feira, 11 de outubro.