Livros

Já há datas para a Feira do Livro do Porto

O evento decorre de 23 de agosto a 8 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal. Eugénio de Andrade será o homenageado deste ano.
Marque na agenda.

A Feira do Livro do Porto é um evento de paragem obrigatória para todos os fãs de literatura. Organizado pela Câmara Municipal desde 2014, o festival literário nasceu em 1930, com o nome de Semana do Livro, na Praça da Liberdade. Passados 90 anos, continua a ser uma referência na cidade, com um programa repleto de concertos, sessões de cinema e atividades para o público infantojuvenil.

Na passada sexta-feira, 19 de janeiro, a Câmara Municipal do Porto anunciou as datas para a edição deste ano da feira literária portuense. A decorrer, como já é habitual, nos Jardins do Palácio de Cristal, o evento homenageia o poeta portuense, Eugénio de Andrade, entre os dias 23 de agosto a 8 de setembro.

O anúncio foi feito em simultâneo com a apresentação da Biblioteca Digital Eugénio de Andrade, que decorreu na casa onde o autor viveu no Porto. Neste edifício do Passeio Alegre, na Foz, vai nascer ainda um novo polo da Biblioteca Errante, sob o nome Casa da Poesia Eugénio Andrade.

A Biblioteca irá, assim, disponibilizar para a Feira do Livro do Porto, mais de 400 poemas, manuscritos, fotografias, postais e livros do poeta. “Eugénio é um poeta amado do Porto e do País, mas esta edição da Feira do Livro será um reencontro especialmente vibrante dos públicos da cidade com a sua obra, permitindo olhares renovados”, referiu o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, ao portal de notícias oficial da autarquia.

O autarca ainda revelou que Andreia C. Faria será a comissária da homenagem. À escritora irá juntar-se o programador João Gesta, que irá desenvolver a agenda literária e Tiago Andrade, que ficará responsável pela programação musical e outras atividades ao ar livre.

Na edição de 2023, a Feira do Livro do Porto celebrou o escritor e jornalista Manuel António Pina. Ao todo, o recinto recebeu mais de 190 mil visitantes, 20 por cento mais do que na edição de 2022. Ao longo de 17 dias, os Jardins do Palácio de Cristal serviram de palco a 108 editoras, livreiros e alfarrabistas. 

Enquanto não é divulgada a programação para a feira literária deste ano, poderá consultar online a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade. Segundo admitiu Rui Moreira, o vasto espólio do autor estava na posse dos municípios do Fundão e do Porto, sendo dois pontos fundamentais da biografia do poeta.

A celebração de um acordo entre as duas autarquias permitiu o lançamento desta plataforma digital, que vai disponibilizar inúmeras entradas, entre poemas, datiloescritos, manuscritos, fotografias, postais, livros, desenhos, documentos e objetos da coleção pessoal do poeta. Ao longo dos próximos meses, a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade vai avançar “com a progressiva disponibilização de um acervo com mais de dez mil registos assim como novas aquisições documentais”, explicou ainda Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT