Durante anos, os leitores pediram a Suzanne Collins que escrevesse um livro onde revelasse o passado de Haymitch Abernathy nos sangrentos “Jogos da Fome”. A autora finalmente cedeu e, em março, lançou “Amanhecer na Ceifa”. A 16 de abril, a versão portuguesa vai chegar às livrarias nacionais, mas, no dia anterior, a atenção vai estar toda na FNAC do Colombo.
A loja vai receber, a partir das 21 horas, uma festa muito especial para celebrar a edição em Portugal. O evento vai contar com tiro ao alvo, concurso de cosplay, quizzes, leitura dramatizada e, no final, uma contagem decrescente até à meia-noite, hora em que arranca a venda da obra. A entrada é gratuita.
Com mais de 100 milhões de cópias vendidas, o novo livro é uma prequela que decorre 65 anos antes dos acontecimentos da trilogia original e tem como protagonista Haymitch Abernathy, do Distrito 12 — interpretado nos filmes por Woody Harrelson. No título, os leitores vão finalmente descobrir como o personagem sobreviveu ao sangrento Segundo Massacre Quaternário (“Quarter Quell”, no original), onde participaram o dobro dos tributos, ou seja, 48 jovens lutaram pela vida na arena.
“Com ‘Sunrise on the Reaping’, fui inspirada pela ideia de submissão implícita de David Hume [um filósofo do século XVIII] e nas suas palavras, ‘a facilidade com que muitos são governados por poucos’”, explicou Suzanne Collins, em junho do ano passado, quando o livro foi anunciado.
“A história também se prestou a um mergulho mais profundo no uso da propaganda e no poder daqueles que controlam a narrativa. A questão ‘Real ou não real?’ parece mais urgente para mim a cada dia”, acrescentou a autora.
O livro traduzido conta com 344 páginas e está à venda por 17,91€, graças a um desconto de 10 por cento — o preço normal será de 19,90€. Esta é a melhor maneira para se preparar para a adaptação ao cinema, que deverá ser lançada em 2026.
