Stephen King sempre teve um fascínio pelo sobrenatural e pelo macabro. Em miúdo, lia todos os dias bandas desenhadas de terror e assistia a vários filmes do género, o que ajudou a cultivar esta paixão. Além disso, teve uma infância difícil, marcada pela pobreza e ausência do pai, o que pode ter contribuído para esta inclinação para os temas mais sombrios.
Durante uma parte da sua vida adulta, King trabalhou em lavandarias e bombas de gasolina. Tudo mudou, contudo, em 1974, quando lançou o livro “Carrie”. Desde então, criou figuras icónicas da literatura como Pennywise, Jack Torrange e, mais recentemente, Holly Gibney, que já teve direito a um filme protagonizado por Cynthia Erivo.
Agora, a personagem está de volta em “Sem Tréguas”, a nova obra do autor de 77 anos que já chegou às livrarias em Portugal. A narrativa arranca após o departamento de Polícia de Buckeye City ter recebido uma carta perturbadora de uma pessoa que ameaça matar 13 inocentes e um culpado.
“Estarão mesmo 14 cidadãos prestes a ser chacinados num desvairado ato de vingança? À medida que a investigação se desenrola, Isabelle compreende que o autor da carta não podia estar a falar mais a sério e pede ajuda à sua amiga Holly Gibney. Sim, ela está de volta”, avança a sinopse.
Ao mesmo tempo, Kate McKay, ativista pelos direitos da mulher, embarca numa digressão de palestras por vários estados norte-americanos, atraindo tanto multidões de fãs quanto de detratores. No entanto, alguém que se opõe totalmente à mensagem passada pela mulher começa a persegui-la e a sabotar os seus eventos.
No início, ninguém é ferido, mas com o passar do tempo o stalker fica mais ousada — e Holly é contratada como a sua guarda-costas para a proteger da morte certa.
“Com uma incrível galeria de personagens, algumas antigas e outras novas – incluindo um vilão viciado em matar que nunca mais conseguiremos esquecer -, estes dois fios narrativos vão convergir ao longo do romance para uma conclusão espetacular… e terrivelmente arrepiante. Uma proeza que, entre as guerras culturais dos Estados Unidos e crimes diabólicos, só mesmo Stephen King poderia concretizar nas páginas de um livro”, conclui a descrição.
O livro de 472 páginas foi elogiado internacionalmente. O “The Guardian”, por exemplo, descreve-o como “lírico e horripilante”. “A Covid-19, o movimento Black Lives Matter, Trump ou a invasão do Capitólio são temas subjacentes. Até o casal de vilões se parece revoltar contra a injustiça do envelhecimento e da finitude. E o próprio romance dá tudo o que tem para expulsar um veneno e encontrar uma cura”, escreveu o jornal britânico.
Nas livrarias, “Sem Tréguas” está atualmente à venda por 18,81€, graças a um desconto de 10 por cento. Sem promoção, a obra custa 20,90€.
Carregue na galeria para conhecer algumas das obras que vai poder comprar com desconto na Feira do Livro de Lisboa ao longo dos próximos dias.