Livros

Lisboa tem um novo paraíso para os amantes de fotografia

A Photo Book Corner fica junto da Fundação Calouste Gulbenkian e dedica-se em exclusivo aos livros de fotografia.
Há entre 150 a 200 títulos à venda na loja.

É junto da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, na Rua Marquês Sá da Bandeira, que fica o novo paraíso da cidade para os amantes de fotografia. A Photo Book Corner é uma livraria que só vende livros dedicados à fotografia.

Fica no espaço de uma antiga tabacaria, que vendia jornais e revistas, mesmo ao lado da loja Under The Cover — especializada em revistas internacionais de renome, muitas delas com uma vertente artística. São espaços que quase se complementam, como refere o responsável pela Photo Book Corner, Rui Ribeiral.

Como “desculpa para deixar a faculdade”, como descreve à NiT, Rui Ribeiral fez um curso de Fotografia na Ar.Co nos anos 90. Não tinha como intenção ser fotógrafo, mas era uma arte que adorava e sobre a qual queria descobrir mais. Ao mesmo tempo, trabalhava numa loja de discos e o interesse pela música foi crescendo.

Foi na indústria musical que começou a trabalhar, criando a própria editora em 2005, a Mbari Musica. Foi o projeto com que esteve durante 15 anos — quando começaram a aparecer serviços de streaming como o Spotify, abandonou a área e começou a dedicar-se à venda de livros de fotografia.

Desde o final da década passada, quando houve um “boom” do interesse por livros do género, que Rui Ribeiral ia acompanhando de perto as novidades, muito através de blogues especializados, sobretudo americanos. Não demorou muito até abrir a própria loja online, em 2012.

Ao longo do tempo, foi-se tornando uma referência naquilo que descreve como um “super nicho”. “Só há uns quantos milhares de pessoas no mundo a comprar regularmente livros destes. É uma área que tem muito a ver com o colecionismo, edições limitadas para um público especializado.”

Abriu em junho.

Como o público era pouco, a Photo Book Corner foi sempre pensada para o mercado internacional — daí que o site e as redes sociais estejam em inglês. A ideia de abrir um espaço físico sempre esteve presente, mas nunca foi uma prioridade.

“Sempre houve essa vontade, estes são livros bonitos que merecem ser tocados e olhados com calma, num espaço acolhedor, mas nunca se proporcionou, ou porque as rendas em Lisboa eram muito altas ou porque não me sentia confortável em abrir uma loja física enquanto o online não estivesse estável. Embora o online agora já esteja estável há alguns anos.”

Em novembro do ano passado começou finalmente à procura de um espaço na cidade que pudesse acolher a Photo Book Corner — a ideia era não ser apenas uma loja, mas um espaço de trabalho próprio, onde se pudesse também encontrar com pessoas. 

Poucas semanas depois passou na Rua Marquês Sá da Bandeira e reparou que este local estava disponível para alugar. Foi necessário fazer uma série de obras e pelo meio meteu-se a pandemia e o consequente confinamento generalizado. Assim, a Photo Book Corner foi inaugurada discretamente em junho.

É uma loja pequena, e o objetivo foi torná-la “arejada”, com espaço para haver “destaque” para os cerca de 150 ou 200 livros que estão expostos. Muitos outros estão disponíveis no site e existe ainda um stock por colocar à venda em ambos os sítios — Rui Ribeiral dirige tudo sozinho.

Rui Ribeiral é o único responsável pela livraria.

A maioria está à venda entre 40€ e 50€, mas também há livros mais baratos e outros mais caros. Há sempre um destaque para as novidades, apesar de existirem algumas obras em segunda mão.

Leila Jeffreys, Yumiko Izu, Stephen Shore, Helena Almeida, Takashi Homma, Daido Moriyama, Joji Hashiguchi, Gianni Melotti, Yael Martinez ou Wang Juyan são alguns dos autores disponíveis na Photo Book Corner.

A loja está aberta de segunda a sexta-feira entre as 11 e as 17 horas. Aos fins de semana, abre ao meio-dia e encerra às 18 horas. Por causa da pandemia, atualmente só é possível entrarem dois clientes em simultâneo na Photo Book Corner.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT