Livros

Livraria Lello está a oferecer livros este sábado (a entrada é gratuita)

O espaço celebra 118 anos e pretende alertar para os "números alarmantes da leitura e do acesso a livros" em Portugal.
Corra.

“É a hora!” O último verso de “Mensagem’”, de Fernando Pessoa, serve de mote para celebrar o 118.º aniversário da livraria Lello. Por isso mesmo, este sábado, 13 de janeiro, a entrada é livre e os 118 primeiros clientes recebem livros grátis.  

“Para assinalar esta data tão especial, escolhemos o último verso da Mensagem, de Fernando Pessoa, que servirá de inspiração para olharmos para os números – alarmantes – da leitura e do acesso à cultura em Portugal e, definitivamente, e em conjunto com outras instituições e individualidades, agirmos para tentarmos alterá-los”, adiantaram os responsáveis nas redes sociais.

Durante as celebrações privadas, que estão a acontecer durante a manhã de sábado, vão ainda anunciar o programa para 2024 e a criação da Fundação Livraria Lello com novos escritórios num edifício histórico. Será ainda inaugurada uma exposição dedicada a Fernando Pessoa, “com edições de livro e opúsculos editados em vida pelo autor, livros publicados postumamente e livros da biblioteca pessoal de Fernando Pessoa”.

O evento conta com a participação da fadista Carminho, que vai interpretar duas músicas ligadas à vida e obra de Fernando Pessoa. Só no final, por volta das 13 horas é que as portas se abrirão para os clientes. A partir daí, os tais primeiros 118 receberão obras grátis.

A livraria foi inaugurada a 13 de janeiro de 1906, na Rua das Carmelitas. Atualmente, a Lello é considerada como “uma das mais bonitas do mundo” e um Monumento de Interesse Público.

A arquitetura, coleções de livros de todos os cantos do mundo e o facto de ter inspirado uma das sagas mais reconhecidas da literatura e do cinema, “Harry Potter,” tornaram-na especialmente famosa nos últimos anos.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Livraria Lello (@livraria.lello)

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT