Livros

Edição rara de “Harry Potter” foi salva do lixo. Agora foi vendida por 24 mil euros

O livro publicado em 1997 foi salvo da destruição graças a uma pequena gralha na capa. A obra foi leiloada este sábado.
Uma relíquia.

Uma rara primeira edição de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi salva a minutos de ser deitada ao lixo. A honra coube a Daniel Pearce, especialista em leilões que enquanto organizava os bens de um falecido em Brixham, no Reino Unido, reparou num pequeno pormenor. Durante a triagem dos objetos que seriam descartados, a 14 de janeiro, encontrou um velho exemplar do livro de J.K. Rowling e reparou numa gralha na contracapa — a palavra “Philosopher’s” estava erradamente escrita como “Philspher’s”, sem um “o”. O erro despertou-lhe a atenção e, após investigação, percebeu que se tratava de uma das primeiras 500 cópias impressas pela editora Bloomsbury.

O exemplar, pertencente à primeira tiragem de 500 cópias publicadas em 1997, foi agora a leilão e acaba de ser ser vendido por 24 500€, no evento que teve lugar no sábado, 8 de fevereiro.

“Foi a nossa maior descoberta. A família está encantada porque não esperava que isto acontecesse. O livro ficou guardado numa prateleira durante 20 anos”, afirmou Pearce, citado pela “BBC”.

O livro encontrava-se em boas condições, com alguns sinais de uso e páginas amareladas, o que não impediu que atingisse um elevado valor no leilão. “Não estava perfeito, mas estava bem conservado, tendo em conta que estava esquecido numa prateleira durante duas décadas”, nota Pearce.

Dessas 500 unidades, 300 foram enviadas para bibliotecas públicas, o que torna esta descoberta ainda mais valiosa. A edição foi colocada em leilão a 9 de fevereiro, com licitações a serem feitas presencialmente, por telefone e por e-mail. O valor final de 24500€ foi oferecido por um comprador estrangeiro, cujo nome não foi revelado.

Para Pearce, o resultado foi “absolutamente fantástico para uma primeira edição de capa dura”. Em 2021, uma edição idêntica, mas em melhores condições, foi vendida por cerca de 330 mil euros, estabelecendo o recorde do valor mais alto pago por um livro da saga “Harry Potter”.

 

 

 

 

 

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT