Cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

Livros

Livro que celebra os 50 anos dos Iron Maiden já chegou a Portugal

A obra oficial fala sobre os primeiros concertos em pubs e sobre os álbuns mais icónicos como "The Number of the Beast".

“Ajudaram a dar origem a todo um género musical”, diz Paul Stanley, o vocalista dos Kiss. Formados em 1975, os Iron Maiden são, para muitos, a maior banda de heavy metal da história. Este ano celebram cinco décadas de existência e claro que este marco tinha de ser assinalado de forma especial.

Esta quarta-feira, 5 de novembro, chegou a Portugal o livro “Infinite Dreams”, que homenageia o legado do grupo composto por Steve Harris, Dave Murray, Adrian Smith, Janick Gers, Bruce Dickinson e Nicko McBrain. 

Organizado cronologicamente, o título conta a história da banda desde os primeiros concertos em pubs no Reino Unido e o primeiro contrato discográfico, em 1979. Passa ainda pela gravação e lançamento de álbuns revolucionários, incluindo o disco de estreia “Iron Maiden”, o sucesso global de 1982 “The Number of the Beast” e o épico “Seventh Son of a Seventh Son” — até chegar ao aclamado duplo álbum “Senjutsu”, de 2021, e à futura digressão mundial Run For Your Lives, que vai passar pelo Estádio da Luz, em Lisboa, a 7 de julho.

O livro acompanha ainda a evolução da icónica mascote Eddie, com comentários exclusivos do seu criador Derek Riggs, e documenta as elogiadas produções de palco e as extensas tours ao vivo da banda — incluindo a Somewhere Back in Time World Tour, de 2008, que ganhou destaque internacional quando Bruce Dickinson pilotou o próprio avião da banda, o Ed Force One (um Boeing 757).

“Com uma apresentação repleta de capas de álbuns e singles icónicas, fotografias dos instrumentos da banda (antigos e atuais), cenários de palco, letras manuscritas e artefactos do arquivo e das coleções pessoais dos membros, bem como fotografias marcantes de Ross Halfin, John McMurtrie e outros, ‘Iron Maiden: Infinite Dreams’ está repleto de histórias reveladoras e insights fascinantes de membros-chave e da equipa de gestão”, lê-se na sinopse disponibilizada no site oficial do conjunto.

A obra arranca com um prefácio de Steve Harris, fundador da banda, e encerrada com um posfácio de Bruce Dickinson, o vocalista. “Fiquei agradavelmente surpreendido com algumas das coisas que consegui desenterrar para este livro. Sabia que tinha guardado muito material dos primeiros tempos, mas está tudo em excelente estado, e a fotografia deu-lhes uma nova vida. Espero que os fãs adorem ver tudo apresentado desta forma. Este é o momento certo para reunir tudo como parte das nossas celebrações dos 50 anos”, diz Harris.

O livro tem 352 páginas e está atualmente à venda por 49,41€ graças a um desconto de 10 por cento. Fora de promoções, custará 54,90€.

ARTIGOS RECOMENDADOS