Livros

Livro sobre Hitler foi devolvido à biblioteca 75 anos depois (e estava impecável)

Bob Jablonski tinha 14 anos quando requisitou a obra de Rudolf Olden, publicada em 1936. Devolveu-a aos 89 anos.
Não sofreu nenhuma sanção.

A Jersey City Free Public Library, uma biblioteca no estado de Nova Jérsia (nos Estados Unidos), revelou que recuperou uma obra requisitada há 75 anos. De acordo com a imprensa local, Bob Jablonski — que já conta com 89 anos — pediu o livro “Hitler”, de Rudolf Olden, em 1947.

Quando entrou em contacto com a biblioteca para devolver o exemplar, explicou o que o levo-o a fazê-lo. Enquanto organizava a casa da família, cruzou-se com o livro que havia ficado esquecido numa estante. Quando percebeu que não era o proprietário, quis logo iniciar o processo de devolução de forma segura.

Após verem o estado do manuscrito, os bibliotecários confirmaram que se encontrava em ótimas condições. Jablonksi não se recorda do que poderá terá levado ao esquecimento, uma vez que tinha 14 anos na altura, mas apresentou o manuscrito juntamente com o seu cartão de requisição original.

Um exemplar semelhante ao que foi devolvido. Custa 24€ na AbeBooks.

O empréstimo durou mais de sete décadas, porém, o homem não terá de pagar qualquer taxa pela devolução (muito) tardia. Em março de 2021, a instituição eliminou as multas em atraso. O objetivo é facilitar o acesso de todos os residentes do estado norte-americano aos livros.

“Se alguém se encontrar numa situação semelhante à do senhor Jablonski, não se preocupe com o facto de poder estar a dever milhares de dólares em multas. Mesmo após 70 anos, o senhor Jablonski devolveu o livro sem ter de pagar nada e, se quiser, também pode fazê-lo”, apela Kate Davis, a diretora da biblioteca.

Clique aqui para descobrir sete livros novos para ler (e devorar rapidamente) entre as idas à praia ou à piscina este verão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT