Livros

Livros, palestras e jogos: o Festival Contacto está a chegar (com entrada gratuita)

A sexta edição do Festival Literário de Ficção Científica e Fantasia vai decorrer em Marvila.
A organização promete atividades para toda a família.

O Festival Contacto está de regresso. A sexta edição do maior evento de literatura de ficção científica e fantasia acontece já nos dias 27 e 28 de abril, em Marvila, em Lisboa. A Imaginauta, companhia responsável pelo Festival, é uma entidade que pretende promover e divulgar a ficção especulativa — como os géneros de fantasia, ficção científica ou terror — com especial destaque na literatura portuguesa. A empresa, que este ano celebra uma década de existência, promete dois dias recheados de atividades para toda a família.

Além das várias apresentações e lançamentos de livros e filmes, estão planeadas algumas palestras, sessões de autógrafos, exposições, oficinas, salas temáticas, e muitos jogos que vão garantir ao público a “melhor experiência possível”.

Os painéis de discussão do Festival vão receber cerca de 40 criadores nacionais, com obras destinadas a todas as faixas etárias. Os mais novos vão poder contar com a presença de Luís M.Branco, autor do livro de fantasia “Benjamin e o Dragão Branco”, e com Nuno Bernardo, criador da história “Colégio do Templo”. Já os adultos poderão conversar com nomes bem conhecidos da área como Ana Teresa Barreiros, a autora do romance “Victoria”, e Lívia Borges, que escreveu “A Cidade das Cinzas”. O valor dos escritores numa época dominada pela inteligência artificial e a criação de narrativas com maior diversidade e representatividade vão ser apenas alguns dos temas abordados nas palestras. 

Está ainda a decorrer uma votação aberta ao público para escolher o grande vencedor do Prémio Ataegina, que vai ser entregue à melhor das obras literárias de ficção especulativa nacional em concurso. Pode votar na sua favorita através do formulário que está disponível no site da Imaginauta até ao dia 21 de abril.

Mas nem só de apresentações e palestras se faz este Festival. Esta será uma oportunidade para participar em várias sessões de jogos, incluindo jogos de narrativa, jogos de tabuleiro e até “Escape Games”, onde as suas capacidades e inteligência vão ser colocadas à prova. 

Também existirá espaço para o cinema e para música. Além de sessões dedicadas a algumas das mais conhecidas sagas cinematográficas — e literárias — como Harry Potter ou Percy Jackson, haverá um especial destaque para a exibição de estreia do filme de comédia português “O Velho e a Espada”, do realizador Fábio Powers, e para o concerto da banda de metal Enchantya.

O evento vai ter lugar na Biblioteca de Marvila, entre as 13 horas e as 18h30. A entrada é livre e gratuita. Pode consultar o programa completo do Festival através do site da Imaginauta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT