Livros

Massagens ao ritmo de leituras poéticas? Vem aí a Feira do Livro de Coimbra

A presença de Diogo Piçarra, que falará sobre os livros e músicas da sua vida, é um dos destaques do evento.
Fotografia: Christin Hume no Unsplash.

De 1 a 10 de julho, a Praça do Comércio, em Coimbra, é o único destino possível para todos aqueles que não resistem a uma boa obra literária. O motivo? É lá que vai ter lugar a edição deste ano da Feira do Livro da cidade dos estudantes, que chega renovada e com atividades para todos os gostos.

No espaço, com uma zona lounge e um auditório e 40 stands, são esperados “mais de três dezenas de expositores que representam editoras, livrarias, alfarrabistas e projetos editoriais”, explica a organização.

Na programação, juntam-se às apresentações de livros, leituras de contos, debates e diálogos indispensáveis neste tipo de evento, “diversos formatos menos habituais de concerto, performance e recital a cargo de reconhecidos nomes do panorama musical e literário nacional e de alguns projetos sediados no concelho”.

Entre as principais novidades da edição, destaca-se a iniciativa Leituras Zen, “que consiste na realização, num contexto indoor reservado para o efeito e em ambiente intimista, de massagens de relaxamento acompanhadas de leituras poéticas e paisagens sonoras”. O acesso à mesma é gratuito, mas limitado, e requer inscrição no local. Está disponível todos os dias entre as 20h30 e as 22 horas.

Também inédita é a participação do projeto Book in Loop. Trata-se de uma “plataforma de e-commerce para compra e venda de manuais escolares em segunda mão (5.º ao 12.º ano de escolaridade), numa lógica de economia circular”. Nos dias úteis, funciona das 18 às 22 horas. Aos fins de semana, arranca às 11 horas.

Vale ainda destacar a presença de Diogo Piçarra que, no dia 1 às 19 horas, falará sobre os livros e músicas da sua vida; o concerto de Sérgio Godinho e Filipe Raposo, no dia 4 às 17h30; ou o recital-concerto de Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e Miguel Borges, agendado para dia 10 às 19 horas.

No programa, que está disponível online, sobressaem, igualmente, as atividades dirigidas ao público infantojuvenil e famílias. A partir dos seus livros, escritores como Adélia Carvalho, Carolina Allegro, José Fanha, Raquel Patriarca e Carlos Nuno Granja “procurarão fazer desabrochar nos pequenos ou jovens leitores o odor encantatório dos livros”.

Neste sentido, a autora Susana Cardoso Ferreira e a ilustradora Raquel Costa, apresentam a obra “Noa”, vencedora do Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2022/Grupo Leya. A apresentação desta “história que explora a capacidade de superar a perda sem esquecer e de redescobrir a alegria de viver em qualquer idade”, acontece às 19 horas de dia 5.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT