Livros

Morreu Akira Toriyama, o criador de “Dragon Ball”

O autor ficou mundialmente conhecido pela série de anime. Tinha 68 anos.
Tinha 68 anos.

O autor japonês Akira Toriyama, criador da banda desenhada “Dragon Ball”, morreu no dia 1 de março, aos 68 anos. A notícia foi avançada esta sexta-feira, 8 de março. O criador foi vítima de um acidente vascular cerebral.

“Lamentamos muito informar que o criador de manga [banda desenhada japonesa] Akira Toriyama morreu em 1 de março”, escreveu o estúdio Bird Studio, fundado por Toriyama na rede social X (antigo Twitter). “Esperamos que o mundo único de criação de Toriyama continue a ser amado por todos durante muito tempo.”

Na mesma publicação, destacou-se o facto de que Toriyama “conseguiu manter as atividades criativas durante mais de 45 anos” e lamentou-se que “ainda tivesse vários trabalhos em plena criação com grande entusiasmo” e “muito mais coisas a alcançar”.

O funeral foi reservado à família e amigos do autor, tendo sido pedido aos fãs para não enviarem flores ou demonstrações de condolências. Este foi um dos desejos deixados pelo artista antes da sua morte.

Além de “Dragon Ball”, Akira Toriyama ficou mundialmente conhecido por criar histórias para outros universos de banda desenhada como “Dr. Slump” ou de videojogos como “Dragon Quest” e “Blue Dragon”. 

No entanto, foi em 1984 que o seu nome ficou para sempre associado a personagens como Son Goku ou Vegeta. Ao narrar as aventuras do prodígio das artes marciais, inspiradas num romance chinês do século XVI, o criativo vendeu cerca de 260 milhões de cópias em todo o mundo, segundo o portal “Mangazenkan”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT