Morreu António Mega Ferreira. O jornalista, escritor e tradutor português tinha 73 anos. A notícia foi dada a conhecer pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no site da presidência na manhã desta segunda-feira, 26 de dezembro.
“Foi uma das figuras mais dinâmicas da cultura portuguesa do último meio século”, relembrou Marcelo Rebelo de Sousa, evocando as qualidades d’”o jornalista da imprensa e da televisão, editor, ficcionista, ensaísta, cronista, poeta, tradutor e gestor cultural”.
António Mega Ferreira foi o comissário da Expo 98 e ficou muito reconhecido na sociedade portuguesa por isso mesmo. Nasceu em Lisboa em 1949 e passou por publicações como o “Jornal Novo”, o “Expresso”, “O Jornal” e a RTP.
“Esteta, entusiasta, erudito, conviviam na personalidade de Mega Ferreira o comprometimento cívico e a distância irónica. Foi um dos melhores da sua e minha geração no campo da cultura. Presto-lhe a minha homenagem sentida”, escreveu ainda Marcelo Rebelo de Sousa.