Entre 2000 e 2006, Elisabete Rosa Machado foi professora do ensino básico em Londres. A experiência fê-la perceber a forma como os livros ilustrados se tornavam numa eficaz fonte de conhecimento para os miúdos. Regressada a Portugal, decidiu que queria tentar ajudar a mudar o paradigma da leitura infantil.
Com a ajuda de Dinis, o marido que também é poeta, abriu, em 2018, uma editora focada apenas em poesia e literatura infantil. Esse foi o primeiro passo. Rapidamente perceberam que fazia sentido evoluir e, em 2019, a The Poets and Dragons Society abriu o primeiro espaço físico na Costa da Caparica e expandiu a bibliografia, passando a incluir também ensaios, livros de cinema, teatro e romances.
Em agosto deste ano, decidiram que estava na altura de chegar a uma nova localidade e, a 28 de setembro, inauguraram uma livraria em Campo de Ourique, em Lisboa — o grande sonho da fundadora. “Se não fosse possível abrirmos lá, não abríamos de todo”, conta Elisabete, de 48 anos, à NiT.
A professora de inglês — profissão que mantém nos dias de hoje — sempre foi apaixonada “pela envolvência e todo o mercado que há em Campo de Ourique, além das ruas muito juntas e do comércio mais tradicional”.
Ver esta publicação no Instagram
A necessidade de abrir mais um ponto de venda surgiu após as presenças na Feira do Livro de Lisboa. Era comum os clientes perguntarem onde os podiam encontrar, pergunta seguida por desilusão ao saberem que apenas estavam na Costa da Caparica.
Os livros infantis e ilustrados continuam a ser os que mais se vendem na Poets and Dragons Society. A fundadora não se importa: afinal, também é fã do género. Uma paixão que começou na universidade e se intensificou quando deu aulas em Londres. “Quando estava lá, habituei-me a ensinar tudo através do livro, por isso fez sentido apostar nisto”, reforça.
Acredita que há uma lacuna de obras para miúdos em inglês no País e que “é de pequenino que se ganha o gosto pelo livro e leitura”, afirma Elisabete, que tem uma pós-graduação em Livro Infantil e outra em Bibliotecas. “Os mais pequenos conseguem ler através da imagem e da repetição. O livro infantil é muito importante nisso e, por isso, é uma grande parte do catálogo da empresa.”
A livraria em Campo de Ourique tem uma decoração “acolhedora e limpa”, ou seja, sem grandes adereços, estende-se por 70 metros quadrados e tem ainda duas poltronas onde as famílias se podem sentar para ler em conjunto.