Livros

Neste retiro literário num hotel rural aprendem-se técnicas de escrita

O evento dura três dias e vai ser orientado por Raquel Ochoa, vencedora do prémio literário Agustina Bessa-Luís, em 2009.
O retiro acontece no Hotel Rural Quinta do Marco.

Escrever um livro não é uma tarefa fácil, ainda menos quando se tenta fazê-lo pela primeira vez. Existem, contudo, algumas técnicas que podem ajudar. E se puder aprendê-las no meio do campo, com toda a tranquilidade necessária, tanto melhor.

É precisamente isso que vai acontecer no Retiro Literário a decorrer nos próximos dias 19 a 21 de abril, no Hotel Rural Quinta do Marco, em Tavira. “Cada participante vai entender o seu verdadeiro potencial. Haverá muitos exercícios de escrita e uma intensa partilha construtiva, além de refeições confecionadas por um chefe”, refere a organização.

No dia 19, o evento começa com o acolhimento e posterior apresentação do grupo. Depois será abordado todo o programa e de seguida uma conversa onde se dará a conhecer a realidade do dia a dia de um escritor.

No sábado serão abordados temas como a investigação e organização de ideias, a importância das primeiras páginas, métodos de arranque, a descrição e a trama e serão feitos exercícios práticos. Da parte da tarde existirá ainda uma caminhada pela quinta, uma vez que “a descontração é a via para a inspiração”. Na última data, pode contar com uma atividade ao ar livre que o vai ajudar a delinear o esqueleto provisório da história, com um guia de progressão do trabalho, a revisão dos textos em grupo e uma visita guiada pela cidade.

Raquel Ochoa será a orientadora deste retiro. A escritora ganhou o prémio literário Agustina Bessa-Luís, em 2009, e tem uma dezena de livros publicados que vão desde romances a crónicas de viagem e biografias. É também formadora desde 2008 e dá diversos cursos práticos com foco na escrita e na montagem do projeto dos participantes.

Neste caso, a escritora irá ensinar técnicas passo a passo para “desmascarar o dilema” de esquematizar uma obra, bem como saber construir personagens consistentes. “Há técnicas universais, mas provavelmente as melhores são as que nós próprios descobrimos (inventamos) e que nos são oferecidas pela própria evolução da trama”, revela.

“Este processo acontece com a escrita — sim, é preciso pôr a mão na massa — mas também pode ser despertado em grupo.” Dessa forma, apesar de serem várias pessoas, cada participante vai ter apoio literário individual. Caso se queira inscrever, deve fazê-lo através do email reservas@nullretiros-literarios.pt ou do número 963716948. O valor por pessoa com tudo incluído é de 399€, num quarto individual, e 299€ em habitação com duas camas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT