Entre 13 e 16 de fevereiro, Loures vai ser ponto de encontro para todos os fãs de literatura portuguesa. A Câmara Municipal está a organizar um novo festival literário que contará com a participação de nomes como Rodrigo Guedes de Carvalho e João Tordo.
Os dois primeiros dias serão dedicados à comunidade escolar. A 13 de fevereiro, os convidados são André Letria e Ricardo Henriques, enquanto no dia seguinte o destaque vai para a ilustradora Catarina Sobral. Os três autores irão partilhar o seu trabalho e debater o tema do urbanismo.
No fim de semana, o festival abre as portas ao público. No Centro Comercial da Portela, a programação inclui um pouco de tudo, desde atuações do Conservatório Artallis a atividades para famílias. As manhãs de sábado e domingo arrancam com a Hora do Conto, onde a autora Sofia Fraga irá partilhar as suas histórias com os mais novos. Segue-se a oficina “A Nossa Cidade”, dedicada a famílias, onde miúdos e adultos poderão imaginar e construir a sua cidade ideal, desenhar ruas, jardins, teatros, escolas e sistemas de transporte.
Durante a tarde haverá uma segunda atividade criativa para crianças, intitulada “A Minha Casa”, que decorrerá entre as 14h00 e as 17h00, no piso zero do centro comercial. Em simultâneo, terão lugar as Conversas e Entrevistas de Vida do festival.
A primeira conversa acontece sábado, às 15h30, com Fernando Ribeiro e Martim Sousa Tavares, que falarão sobre narrativas e melodias com a jornalista Maria João Costa. Depois, Rodrigo Guedes de Carvalho será o protagonista de uma entrevista conduzida por Ana Daniela Soares.
No domingo, a partir das 15h00, João Tordo e Rita Redshoes estarão à conversa sobre “Os Sons das Histórias”. A escritora Dulce Maria Cardoso encerrará esta primeira edição do festival com a segunda entrevista de vida do evento. A participação é gratuita e todos os autores vão estar disponíveis para autógrafos no fim das suas sessões.