“Baumgartner”, o novo livro de Paul Auster, vai ser lançado mundialmente em Portugal a 9 de outubro, através da editora Asa. Só chegará ao mercado da língua inglesa no mês seguinte, em outubro.
O protagonista da obra é Sy Baumgartner, um escritor bastante conhecido que é, simultaneamente, um professor de Filosofia que está prestes a chegar à idade da reforma. Além das aulas e da paixão pela escrita, a sua vida sempre foi marcada pelo amor que sente por Anna, a sua mulher que faleceu há nove anos. Desde então que o homem luta para sobreviver à sua ausência e às saudades que tem.
O livro conta a história de amor entre ambas as personagens, desde que se conheceram em 1968 — na altura eram ambos estudantes falidos em Nova Iorque — até ao momento da morte dela. O romance acompanha os 40 anos da relação.
Farto de lidar com a solidão, Sy começa a ler os textos autobiográficos de Anna, para descobrir se as suas memórias coincidem com as dela. “Por que é que nos lembramos de certos momentos da nossa vida e esquecemos outros por completo? De que são feitas as nossas histórias pessoas?” Estas são algumas perguntas que serão respondidas ao longo das 208 páginas.
O projeto apresenta um Paul Auster “no auge da sua mestria criativa e estilística”, descreve a editora, e vai ser traduzida por Francisco Agarez. No nosso País, o autor de 76 anos tem grande parte da obra literária publicada, como “Mr. Vertigo”, “Palácio da Lua”, “Música do Acaso”, “Leviathan”, “Trilogia de Nova Iorque”, “Timbuktu”, “O Livro das Ilusões”, “As Loucuras de Brooklyn”, “O Homem na Escuridão” e “4 3 2 1”, com o qual foi finalista ao Booker Prize.
“Baumgartner” já pode ser adquirido em diferentes lojas. Na Wook e na Fnac, por exemplo, está à venda por 16,65€. No início do ano, Auster tornou-se notícia após revelar que luta contra um cancro. Leia o artigo da NiT para perceber melhor esta situação.