Nos anos que se seguiram à morte do pai, há 25 anos, Valter Hugo Mãe pensava que ainda o poderia encontrar e esquecia-se do horror que tinha vivido. Esta experiência universal é apenas uma das muitas histórias que conta em “Educação da Tristeza”, o seu novo livro que foi publicado a 5 de junho.
Diferente de obras anteriores como “Deus na Escuridão” ou “O Filho de Mil Homens” — que está a caminho de uma adaptação para filme na Netflix —, esta nova publicação não é um romance. Reúne textos curtos e pessoais onde o escritor, de 53 anos, reflete sobre o luto e a perda, porque “as pessoas que perdemos somam”, como escreve.
“Somam à ausência mas são nosso património mais delicado, um reduto de fortuna e saudade que detemos mais dedicadamente do que ouro”, lê-se na sinopse. “Nestes textos, Valter Hugo Mãe revela parte do seu ouro mais caro. Um muito íntimo retrato da tristeza que não se quer vencedora. Muito ao contrário. Uma tristeza educada não desaparece, ela torna-se respeitosa com a necessidade de sobreviver, de continuar a lembrar, de continuar a amar.”
A apresentação de “Educação da Tristeza” está marcada para dia 21 de junho, às 15 horas, no Auditório Sul da Feira do Livro de Lisboa. A obra já está disponível nas livrarias e online por 15,98€, com 10 por cento de desconto. O preço habitual é de 17,75€ e o livro tem 192 páginas.
Carregue na galeria para descobrir alguns dos títulos com desconto na Feira do Livro de Lisboa, que decorre no Parque Eduardo VII até 22 de junho.