Livros

O novo livro de David Attenborough conta as histórias das suas primeiras viagens

Vai-nos falar da ilha de Madagáscar, de uma cerimónia em Tonga e dos artefactos escondidos do território do norte australiano.
Tem uma carreira única.

David Attenborough, o naturalista de 95 anos, tem tido um ano bastante ocupado, com diversos projetos a serem lançados. Na Netflix, por exemplo, estreou uma minissérie e um filme, ambos, claro, relacionados com o planeta Terra. Agora, um dos incontornáveis nomes da BBC prepara-se para lançar um novo livro: “Viagens ao Outro Lado do Mundo”.

Esta obra escrita por Attenborough relata algumas das suas primeiras viagens, feitas a partir dos anos 50 do século passado, que o levaram ao outro lado do mundo, de Madagáscar e da Nova Guiné às ilhas do Pacífico e ao território do norte da Austrália. Aqui, o naturalista e o seu operador de câmara pretendiam mostrar não só a natureza daqueles locais remotos, como também o modo de vida dos povos indígenas, cujas tradições eram desconhecidas para toda a gente.

Dos saltadores da ilha de Pentecostes e dos sing-sings da Nova Guiné à cerimónia da Kava Real em Tonga e à arte pré-histórica australiana, “Viagens ao Outro Lado do Mundo” vai abordar tópicos que nem sabíamos que existiam, sempre com uma perspetiva pessoal do autor, que sempre tratou dos assuntos com seriedade, mas também com algum humor.

“Durante uma década, entre 1954 e 1964, tive todos os anos a imensa sorte de viajar até aos trópicos e fazer filmes sobre história natural. Já passaram mais de setenta anos desde que regressámos da última dessas viagens. Muitas coisas mudaram, o que não é propriamente uma surpresa. Contudo, deixei os relatos destes lugares e acontecimentos essencialmente tal e qual os escrevi”, diz David Attenborough.

O novo livro do apresentador de programas de vida selvagem será lançado em Portugal a 5 de agosto, através da editora “Temas e Debates”. A obra conta com 424 páginas e está disponível por um preço de 22,20€.

Pode ainda ler o artigo da NiT que fala dos melhores momentos da carreira inigualável de David Attenborough, que perdura há mais de sete décadas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT